quarta-feira, 2 de maio de 2007

A quem possa interessar...

"A petição "Pelo Tratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais Em Canis/Gatis Municipais" será apreciada pelo Plenário da Assembleia da República nesta sexta-feira, dia 4 de Maio de 2007, pelas 10:00.
Resumo Cronológico
------------------
* Em Abril de 2006, é iniciada a petição "Pelo Tratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais Em Canis/Gatis Municipais",promovida pela Associação Pelos Animais, com a preciosa colaboração de diversos cidadãos e organizações de protecção aos animais na recolha de assinaturas a nível nacional.
* Em Setembro de 2006, a petição foi entregue na Assembleia da República, subscrita por 17 466 cidadãos portugueses. O deputado Luís Filipe Carloto Marques foi nomeado relator da petição.
Felizmente para os animais, trata-se de uma pessoa com bastante sensibilidade para a questão, empenhando-se na análise da situação e possíveis soluções. De realçar, em particular, os requerimentos enviados pelo deputado Luís Filipe Carloto Marques a dezenas de câmaras municipais, no sentido de obter resposta sobre as condições de funcionamento dos canis e as políticas municipais relativas à recolha, ao abate e ao controlo da
população de animais de companhia.

* Em Março de 2007, a Associação Pelos Animais foi ouvida na Assembleia da República, perante a Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Os deputados da comissão, embora rápidos a aplaudir a iniciativa e a reconhecer a existência de um problema, logo se pareceram resignar com a existência do mesmo. Pior foi a desatenção e indelicadeza com que escutaram o que havia para dizer e a celeridade com que desviaram o debate para matérias completamente desconexas, como sejam os "cães perigosos" (segundo eles), o problema das fezes de cão nas ruas, ou ainda o controlo populacional dos pombos.
Infelizmente, não se pode dizer que a audição tenha sido muito produtiva para os animais. Mesmo expondo os pontos de vista de forma diplomática e cordial, nada foi possível fazer contra a indiferença de quem tem obrigação de procurar resolver os problemas que afectam os animais nos canis/gatis deste país.
* Em Abril de 2007, a Associação Pelos Animais enviou uma carta a todos os grupos parlamentares, solicitando a melhor atenção dos deputados para a discussão em Plenário e expondo em pormenor aspreocupações dos peticionais relativamente aos problemas mais graves que afectam os animais nos canis/gatis municipais, sugerindo em simultâneo várias medidas com vista a melhorar a actual situação.
* Em 4 de Maio de 2007, às 10:00, a petição será discutida em Plenário da Assembleia da República.
Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para melhorar a vida dos milhares de animais que sofrem diariamente em canis/gatis municipais, e para poupar algumas das dezenas de vidas de animais saudáveis
exterminados diariamente como o intuito de se controlar a sua população.

Obrigado a todos os subscritores!"
Boletim da Associação Pelos Animais
http://www.pelosanimais.org.pt/boletim

Sem comentários: