Manuel Alegre in Diário de Notícias
"Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo."... Johnny Welch
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Défice de esquerda na Europa
Manuel Alegre in Diário de Notícias
A todos os animais do mundo...
A luta de cada dia é dura, árdua e sofrida, mas gratificante demais. Nada no mundo paga a alegria de vermos uma vida salva por nós. Um abanar de rabo, um ronronar, uma carinha alegre, uma família conquistada, uma vitória.
Acredito que somos escolhidos por um ser superior para essa missão linda. Acredito que somos diferentes sim do que seres humanos normais. Acredito que somos sim capazes de aliviar, apaziguar a dor de um animal. Acredito que somos sim seres iluminados e que estamos aqui para cumprir essa missão poderosa de salvar vidas hoje e sempre!!!Somos anjos salvando anjos!!!"
Rosita do Jeremias
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Clarinha e Maria
Foram resgatada pela UPPA em Agosto, por se encontrarem em risco de ir para o Canil, estavam esqueléticas e apavoradas, a pobre Maria tinha um ferro cravado numa das patinhas o que lhe provocava um grande sofrimento.
Desde então, a Clarinha e a Maria têm vivido numa família de acolhimento temporário, muito felizes, aguardando ansiosas pelos seus novos donos.
Porque existem pessoas muito cruéis, o sossego destas meninas acabou,vizinhos maldosos fizeram queixa à Polícia Municipal, estando a alma generosa que as acolheu e estas duas meninas metidas em grandes trabalhos: (
A Adopção destas meninas é, por isso, muito urgente, temos de as tirar do sítio onde estão o mais rapidamente possível.
Clarinha; porte médio, de cor creme, olhos verdes, 6 meses, vacinada, desparasitada, muito meiga e brincalhona
Maria: porte médio, preta e branca, 11 meses, esterilizada, vacinada e desparasitada, muito meiga e brincalhona.
Para adopção por favor contacte:
91 695 90 24/ 91 836 29 81 / 93 163 40 84"
Associação UPPA
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
FEIRA DE ADOPÇÃO DE ANIMAIS - SESIMBRA
Contribuir para encontrar um lar para todos os animais abandonados é o nosso grande objectivo! Temos dezenas de cachorros, gatinhos, cães e gatos adultos, esterilizados e vacinados, à espera de uma família de adopção.
Precisamos de comida para cachorros e para adultos!!!
Precisamos também de medicamentos, como: antibióticos (Amoxicilina + Ácido Clavulânico, Vibramicina, Doxiciclina, baytril, ...), medicamentos para o coração (Fortekor), Lasix, Legalon, Flutamida, Cálcio, Ferro, Tagamet, Neurobion, entre outros.
Se não puder adoptar, apadrinhe um animal. Vai ver, vale a pena.
PS: alertamos que os nossos animais sairão para os novos donos com microchip de identificação electrónica."
Cadela e crias no canil municipal de Setúbal, precisam ser resgatadas...
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." * Martin Luther King
1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à protecção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo acto que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
ASSINE E DIVULGUE A PETIÇAO ONLINE CONTRA A EMISSÃO DE TOURADAS E CIRCOS NOS CANAIS DE TELEVISÃO PORTUGUESA
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Portugal, de memória curta...
"Basta registar o entusiasmo com que a maioria dos comentadores se refere ao promissor futuro do eng. Guterres ou do dr. Durão Barroso. Aparentemente, qualquer deles daria um excelente chefe de Estado, com provas dadas na Europa, depois de se terem estatelado ao comprido no Governo que chefiavam." (...)
Constança Cunha e Sá in Publico
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
"Vida de cadela vale mais do que a dos refugiados"
"Iraque. 'Ratchet' foi adoptada pela sargento Gwen Beberg Envergando um lenço com a bandeira norte-americana ao pescoço, a cadela iraquiana Ratchet chegou na terça-feira aos Estados Unidos, para ser adoptada pela família da sargento Gwen Beberg. Esta só regressa a casa no mês que vem, mas vitoriosa, pois com a ajuda de milhares de amigos dos animais e dos media conseguiu que o Exército abrisse uma excepção e a deixasse perfilhar a cadela que salvou de uma lixeira.
Foi em Maio deste ano. Beberg e outros militares resgataram o animal e a sargento logo quis ficar com ela, mesmo sabendo da existência de uma norma que o proíbe. Valeu-lhe o facto de a cadela ter sido incluída na "Operação Bagdad Pups", uma campanha para resgatar animais da Sociedade Internacional para a Prevenção da Crueldade contra Animais. Mais as 50 mil assinaturas de amigos dos animais e o empurrão dos media.
A pressão levou o Exército americano a libertar Ratchet - depois de a ter apreendido no Aeroporto Internacional de Bagdad - possibilitando a sua transferência para os EUA, em voos comerciais que fizeram esca- la no Koweit e em Amesterdão. A Northwest Airlines, do Minesota, terra natal da sargento Beberg, assumiu todos os custos das viagens.
A notícia, que fez os títulos dos principais jornais e cadeias de televisão norte-americanos, terá deixado certamente perplexos os 25 milhões de civis que ainda vivem no Iraque e os 4,7 milhões de refugiados e deslocados internos que a violência dos últimos cinco anos já provocou. "O mais triste é que não só milhões de iraquianos invejam a sorte da cadela, como as suas sortes não merecem títulos naqueles mesmos media. Nas agências, nos jornais e nas televisões apenas se menciona que nas últimas 24 horas morreram 15 pessoas", escreveu Mónica G. Prieto na edição online do El Mundo."
Diário de Notícias |
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
..."Pobres professores"
"Há cerca de vinte anos eu dava aulas numa universidade. Um dia lembrei-me de falar de 'A Cidade e as Serras' – em trinta alunos, só dois tinham lido. Como era uma turma de 4º ano e de formação de professores, achei que deviam ler o livro. Choque e pavor. Percebi depois quando uma aluna me explicou que tinha aulas de psico-pedagogia, pedagogia, didáctica, história da educação, administração escolar, legislação escolar – e até uma para lhes ensinar a usar projector de slides ou retroprojector. Não tinham tempo para ler. Ou seja: sabiam como ensinar e manusear toda aquela geringonça – mas não tinham nada para ensinar. Para pôr lá dentro. Vinte anos depois, vai por aí uma grande festança com o 'Magalhães'. Números de circo e tal. Mas duvido que saibam o que pôr lá dentro. Pobres professores."
Crónicas de Francisco Vieira
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
... "China "não há eleições, nem liberdade religiosa, tribunais independentes, ou sindicatos independentes"
Extraído de A Terceira Noite
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
923
923
"é o número de milhões de pessoas que têm fome todos os dias, a maior parte em países em desenvolvimento"
Patrick Kluivert cria associação de protecção a animais...
Jornal Record
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Jeremias
Sou um cão de rua, ainda cachorro, que fui mordido por um cão com esgana, que me pegou e me paralisou as patas de trás. Vivo em Tróia, nas arcadas de um prédio, com dois amigos meus, que gozam de boa saúde, mas que se ausentam durante o dia, pois não têm nenhuma doença. Eu, infelizmente estou o dia inteiro e outro dia inteiro, na mesma posição.
Naquela zona estão a construir um Resort para gente muito rica e vivo cheio de medo pois o canil de Grandola já me quis levar.
A minha sorte é que a Rosita, um Anjo que ali trabalha reparou em mim, um dia que me chamava para me dar comida.
Reparou que eu não me mexia e até chegou a pensar que eu não lhe ligava. Quando se virou para se ir embora, consegui reunir todas as poucas forças que tenho e chamar a atenção dela. Foi a primeira vez que vi um humano a chorar por mim. Ali naquele momento chorámos os dois. Ela com pena de mim eu, de felicidade, por a ter encontrado.
O Lourenço, outro Anjo que me apareceu, já me levou ao veterinário que diagnosticou esgana neurológica.
Posteriormente, numa avaliação mais precisa descobriram que afinal não era esgana, mas sim dirofilariose...
Fiquei para morrer, pois aquele nome esquisito cheirava-me a algo de muito ruim, mas quando o ouvi dizer-lhe que tinha recuperação se fizesse fisioterapia, senti de novo uma enorme vontade de viver e pedi ao Lourenço e à Rosita que me ajudassem.
Embora seja um cão de rua, hoje agradeço aos humanos que são meus amigos e que estão a fazer tudo para que eu recupere. O meu sonho é poder andar de novo, poder correr e saltar como qualquer cão normal.
É por isso que os meus amigos humanos, criaram este perfil, para que todos os que possam e queiram me ajudem.
Vou no dia 13 de Outubro viajar até Lisboa, no carro do Lourenço que me vai levar a uma consulta de neurologia com o professor António Ferreira da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Vou ser observado por um especialista para ter um diagnóstico totalmente correcto e me dizerem quanto tempo de fisioterapia vou ter que fazer.
Depois, os meus amigos terão que me pôr na Quinta Monte dos Vendavais, sitio onde farei a fisioterapia. Lá é também um hotel para cães e sei que quando lá entrar me vou cruzar com outros cães, que são felizes, podem correr, saltar e acima de tudo têm donos que não os abandonaram.
Os meus amigos vão tentar negociar um alojamento para mim, a preço especial, para eu ficar lá enquanto faço a fisioterapia, mas tudo isso será óptimo e sei que vão conseguir, mas….só se arranjarem dinheiro para eu poder ser tratado, porque se não arranjarem, não sei o que vai ser de mim. Irei piorar e , ou o canil irá levar-me e deixar-me a morrer sem dignidade nenhuma ou então, serão os meus amigos que, por falta de verba, me terão de adormecer para sempre.
Por isso peço a todos que me ajudem, nem que seja com pouco, pois se forem muitos, eu poderei sobreviver.
Vai ser aberta uma conta na CGD (anunciarei aqui o NIB muito em breve) e peço a todos, nem que seja um euro, para eu poder recuperar e ser Feliz. Por favor… AJUDEM-ME!!!!
Podem ver a evolução do meu estado de saúde através das minhas entradas de diário, que estão sempe actualizadas.
“Esta é a conta criada para se ajudar o Jeremias. Agradecemos, desde já a todos vós, a ajuda que nos possam dar para a recuperação deste nosso amigo.
Bem hajam, meus amigos.
Vamos tendo o perfil sempre actualizado, nas entradas de diário...vejam, por favor
Banco – Caixa Geral Depósitos – Lisboa
- Conta: nº 0292/006092/030;
- NIB: nº 003502920000609203082;
- IBAN: nº PT 50003502920000609203082."
Tudo em pormenor aqui
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
A morte como recompensa de uma vida vivida...
(...) "Antes de ripostares que não aviltaram a vida, observa as vossas atitudes colectivas para com ela. Quatro quintos da população mundial consideram a vida uma tortura, uma tribulação, um tempo de provações, uma dívida cármica que tem de ser paga, uma escola onde se aprendem duras lições e, em geral, uma experiência a ser suportada enquanto se aguarda a verdadeira alegria, que é depois a morte"(...)
Neale Donald Walsch
Marcha Mundial das Mulheres
"Mais de 40 mil vozes femininas contra a violência doméstica e pela igualdade de oportunidades
Dezenas de milhares de mulheres dos cinco continentes manifestam-se domingo em Vigo, Galiza, num apelo ao fim da violência doméstica e à igualdade de tratamento e de oportunidades em relação aos homens, disse hoje à agência Lusa fonte da organização."...
Sic Notícias
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Acção Animal
Iremos também fazer uma distribuição de panfletos contra as touradas no dia 17, Sexta-feira, às 12h, em frente da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
Cada acção dura cerca de 60 minutos.
Se estiveres interessado em colaborar confirma, por favor, a tua presença por e-mail.
A tua participação é muito importante, não faltes."
Acção Animal
geral@accaoanimal.com
www.accaoanimal.com
Pelo direito à vida Animal
In Defence of Animal Rights
À "UPPA", por todas as flores que protege!!!
Obrigada à Associação UPPA , (União para a Protecção dos Animais) por nos ter ajudado a salvar um cão na berma de uma estrada, foi atropelado e ali estava aninhado com dores, desprotegido sobre a indiferença de todos os que passavam... Apenas a "UPPA" PAROU e fez aquecer o gelo do horror daquele momento!...
Muito obrigada por terem enxugado as nossas lágrimas!!!
Contactar a UPPA
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
"Universidade: a turbulência da nova gestão pública"
Nuno David
A massificação da selectividade: desigualdades sociais em Portugal
Hugo Mendes
In Le Monde diplomatique
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
INACREDITÁVEL!!!
"Descrição
Porte grande, 5 anos (Outubro de 2008), muito meiga, sossegada, bem comportada, limpinha.
História
A Era deambulava no meio de uma estrada perigosa que percorremos diariamente. O mesmo sítio onde havíamos encontrado o Suma<http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninos/suma>, o Miró<http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninos/miro>, a Duda<http://www.refugiodaspatinhas.org/adoptados/duda>...
Enfim... A presença daquela menina esquelética, de olhar triste e profundo marcou-nos a alma. Sentimos que esta menina se estava a despedir do mundo. As fotos conseguem mostrar um pouco do estado em que está.
Mas tão pouco daquilo que realmente se vê ao vivo. As nossas dificuldades têm sido tantas. Onde a iríamos meter? Ocorreu-nos dar-lhe um fim mais digno do que morrer na estrada de fome, sede, desilusão e solidão.
Após três dias de buscas cansativas, conseguimos finalmente apanhar esta menina, que acabou por ganhar alguma confiança e desistir de fugir. Já era tarde nessa noite do dia 2 de Outubro de 2008 quando a conseguimos meter numa transportadora. Não comeu, nem bebeu nada do que lhe demos.
Apenas adormeceu profundamente e com uma respiração incerta. Só nos ocorreu que realmente estivesse a deixar de lutar pela vida... Na manhã seguinte, a situação mantinha-se e a menina continuava a dormir, não reagindo nem às nossas festinhas nem à comida. Seguimos de imediato com ela para a veterinária, momento em que lhe tirámos as primeiras fotos.
A veterinária ficou chocada com o estado em que a Era se encontra. Está muito debilitada, extremamente magra, subnutrida, sem pêlo. As privações por que passou devem ter sido mais do que muitas e, de facto, esta menina estava a morrer à fome e tão maltratada.
Ficou a soro e medicada e vai necessitar de:
* Rymadyl
* Rilexin 300
* Spiderma
* Lifo-Scrub
* Conofite e Otoclean
* Dermocanis Allercaps
* NutriPlus Gel
* Ração de Boa Qualidade
Agradecemos imenso a quem possa doar alguns destes artigos. A Era vai ter de realizar análises ao sangue e, a partir daí, ver-se-á do que precisará mais.
Vamos precisar de muita ajuda de todos para que esta menina possa recuperar do péssimo estado em que está.
Para já, já temos uma conta de 125 euros (internamento e medicações) e 30 euros (análises a realizar), num total de 155 euros.
Quem puder ajudar a fazer face a estas despesas, é uma ajuda que neste momento é muito, muito preciosa. Podem consultar o NIB aqui: http://www.refugiodaspatinhas.org/ajudar
Pedimos que coloquem o descritivo "Era". O olhar da Era toca mesmo cá dentro. Pelo seu olhar, conseguimos perfeitamente perceber os maus-tratos pelos quais já passou.
As mazelas no corpo também o mostram. Ao ponto a que alguns animais chegam... sem que nunca ninguém pare e os socorra.
Queríamos não ter de pedir tantas vezes ajuda, mas infelizmente a realidade é esta.
Os meninos a precisar de ajuda urgente são muitos, ajuda esta que faz muita diferença na vida deles.
Merecem tanto voltar a ter outra oportunidade... :(
Por favor, ajudem-nos a divulgar a Era!
Secção da Era: http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninas/era www.refugiodaspatinhas.org <http://www.refugiodaspatinhas.org>"
"ACTUALIZAÇÃO - 40 CÃES PARA ABATE"
Os restantes... exigem-nos que paguemos 22 euros (vacina e chip) por cada cão. Deram-nos uns dias (cerca de mais 5) para arranjarmos o dinheiro ou serão abatidos.
Houve 2 cadelas (2 irmãs inseparáveis) que conseguíram fugir a esta captura e que as conseguimos encontrar ontem ao fim do dia a vaguear nas ruas. Uma com uma pata partida em vários sítios a outra com o lábio inferior todo aberto. Necessitam de ser operadas urgentemente e as cirurgias rondam os 400 euros.
Já arranjamos um local provisório para alguns cães, só nos falta o dinheiro para os tirar de lá e depois, quando tivermos fotos, uma grande ajuda na divulgação.
Pediamos se houver alguém interessado em adoptar um cão destes que se juntasse a nós, amanha, quinta feira (dia 9 de Outubro), pelas 9.00h no canil de Valongo, onde os poderão ver a todos, ou então nos contacte com urgência para o 91 7995038 ou 91 4774772. Estão lá cães de vários portes e idades.
Por último, vínhamos solicitar a quem quiser colaborar e ajudar a evitar a morte prematura destes animais, que apadrinhe um deles e nos envie o s/ donativo para o Nib 0033 0000 45332930213 05 (Banco Millenium).
Só temos uns dias, eles estão em pânico, ajudem-nos a nós e a eles, por favor.
Não se esqueçam de reencaminhar para toda a V/ lista.
Teresa Lopes"
40 cães para abate!
Há uma senhora em Valongo que acolhia cerca de 40 cães num prédio embargado, na esperança de encontrar donos definitivos para os mesmos, à qual a vivAnimal tem prestado algum apoio.
Hoje, dia 7 de Outubro, sem qualquer pré-aviso, o Canil Municipal de Valongo foi lá proceder à recolha de todos os cães, adultos, velhinhos e bebés.
A vivAnimal, tomando conhecimento desta situação, está a tentar entrar em diálogo com o Médico Veterinário responsável, de forma a evitar o abate destes animais, e tentar encontrar soluções alternativas.
Deste modo, apelamos a todos, Associações e particulares, que nos ajudam a encontrar estas soluções.
Se todos colaborarem e conseguírem encontrar alguns cantinhos onde estes animais possam encontrar algum conforto, ainda que provisório, pode ser que consigamos salvar estes cãezinhos.
Iremos promover brevemente uma campanha de adopção, para tentar encontrar donos sobretudo para os cães adultos, no entanto necessitamos de encontrar locais onde eles possam ficar por alguns dias.
Ajudem estes cãezinhos, por favor!
Mais informações, contactem-nos por favor através deste email ou dos números 914774772 ou 917995038.
A Direcção"
vivanimal@gmail.com
"Direitos negados também em Israel e no Irão"
Desenvolvimento do tema em Publico.pt
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Estado Dependentes...
Francisco José Viegas
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Para recordar
in Publico
sábado, 4 de outubro de 2008
Marcha nacional pede nova lei de protecção dos animais
03.10.2008 - 18h55 Inês Subtil
Há um ano a associação apresentou um documento aos grupos parlamentares elaborado sob a forma de uma proposta orientadora para um Código de Protecção dos Animais Português que assegure o “fim dos crimes sem castigo”.
A marcha que arranca às 15h00 na Praça do Campo Pequeno “marca o princípio da segunda fase desta campanha”, explica Miguel Coutinho. O destino da caminhada dá algumas pistas. O grupo vai percorrer a Av. da República em direcção ao Saldanha, passa pelo largo do Rato e desce até S. Bento. É aí, na Assembleia da República, que a Animal pretende fazer uma entrega simbólica da proposta apresentada no ano passado e lembrar o Parlamento que “é tempo de tomar medidas, as medidas que não têm tomado ao longo dos anos”, afirma o presidente da associação.
Miguel Coutinho diz que “é difícil prever quantas pessoas vão participar na marcha”, mas foram disponibilizados autocarros no Porto, Coimbra e Caldas da Rainha para o transporte de pelo menos 100 pessoas.
"Manifesto Animal" tem 15 mil apoiantes
Ao longo da próxima semana, a Animal vai reunir-se com os vários grupos parlamentares e entregar também uma petição com mais de 15 mil assinaturas que pede que a proposta do grupo seja tida em conta na hora de avançar para a redacção de uma alteração à lei em vigor. Miguel Coutinho esclarece que este é “um meio de pressão democrático, uma demonstração da sociedade civil” para fazer com que o Parlamento “discuta e legisle sobre o tema”. Ao mesmo tempo, o activista destaca a importância de haver 15 mil pessoas a subscrever a totalidade do documento, “sobretudo se considerarmos que em Portugal não há uma cultura de participação”.
O “Manifesto Animal” foi apresentado em Outubro do ano passado e Miguel Coutinho admite que é “uma proposta claramente ambiciosa”. O texto “pretende colmatar uma data de falhas” num “ambiente de impunidade e de falta de directrizes das estruturas hierárquicas”. O presidente da Animal explica que o princípio transversal é o da criminalização dos actos de violência contra os animais.
Segundo uma sondagem de dois investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, financiado pela Animal, 82,6 por cento dos portugueses pensa que é “urgente” ou “muito urgente” obter uma nova lei nesta área.
O manifesto da associação é muito restritivo no que diz respeito ao uso dos animais para fins lúdicos como é o caso dos circos e pede a proibição de todos os tipos de touradas e actividades tauromáquicas. Dois pontos em que a Animal tem estado em destaque nos últimos tempos, com a denúncia, na semana passada, de maus tratos a um elefante e a um leão por parte do Circo Victor Hugo Cardinali e com a polémica lançada com a vitória judicial da organização sobre a RTP. A televisão pública foi obrigada a mudar a transmissão da corrida de touros do dia cinco de Junho para depois das 22h30 e a colocar a “bolinha vermelha” durante a emissão do programa."
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
"Um cãozito sem sorte e em apuros! "
O choro aflitivo e o seu olhar triste e perdido, não comoveu nem um pouco, a criatura bárbara que o encontrou preso junto á sua horta. Soltou-o por mera repugnância e não quer nem ver o cão doente por perto, insistindo em escorraçá-lo desde então, com uma vassoura de piassaba magoando-o ainda mais!
Por medo, ou porque acredita que o 'dono' volta, o pobre do cão não se afasta deste espaço onde esteve preso e onde está a ser tão maltratado!
Maltratado também por outras pessoas, que não o deixam aproximar-se enquanto passeiam os seus cães.
Corre perigo de vida também, porque aqui existe uma matilha de cães sem dono e que não são nada meigos com animais novos no seu espaço.
Já existe quem disponibilize ajuda monetária para tratar a sua saúde, SÓ FALTA MESMO O ESSENCIAL para ajudarmos este cãozinho em apuros - UMA CASA ou UM ESPAÇO onde possa ficar.
Ajudem por favor, como família de acolhimento temporário, ou adoptando definitivamente, este ser que precisa tanto de ajuda!
Contactos
93 845 50 49
93 631 23 29
zenda@live.com.pt
Obrigado."