sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Mais de 3700 assinaram petição"

"Todos os candidatos autárquicos vão receber cartas para que se comprometam a optar pela esterilização e, assim, evitar o abate

Quase quatro mil pessoas já assinaram a petição que defende a esterilização dos animais abandonados, em vez do abate, adiantou ao DN Maria Margarida Garrido, promotora da iniciativa. A primeira peticionária, que estima serem abatidos 30 mil animais por ano, em Portugal, explica que o próximo passo é pressionar os candidatos autárquicos a tomar posição.

"Enviei na terça-feira uma carta aos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa", diz Maria Garrido, eleitora na capital. O gesto deverá ser repetido por todo o País, uma vez que as mais de 3700 pessoas que assinaram a petição estão a ser convidadas a enviar um documento semelhante para aos respectivos candidatos autárquicos.

Na carta, Maria Garrido defende que os abates feitos pelos canis não resolvem o problema dos animais abandonados. "A política de abate do canil municipal de Lisboa (cerca de 2000 animais/ano) está desajustada do objectivo de reduzir o número de animais abandonados que não tem cessado de aumentar", lê-se no documento enviada aos candidatos, incluindo António Costa e Santana Lopes.

Para a lisboeta, a solução é a esterilização dos animais de rua, sendo responsabilidade das autarquias tomar medidas neste sentido: "É urgente uma campanha nacional de esterilização organizada pelas câmaras em colaboração com os canis e associações".

Maria Garrido garante ter tido respostas positivas de cidadãos de todo o País, apesar de ainda não ter recebido qualquer resposta oficial dos candidatos autárquicos.

No entanto, nos dias 15 e 16 deste mês, os representantes dos peticionários foram ouvidos pelos partidos com assento parlamentar, na Assembleia da República, com excepção para o PS. E só o BE defendia no programa a esterilização dos animais."

In Diário de Notícias


Sem comentários: