segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Adopte um animal no canil municipal de Aveiro.


Lindo "Terrier", à espera de um dono...



Simpática miniatura, muito brincalhão (ADOPTADO)



Manos (ADOPTADOS!)


Se é da zona, ou se simplesmente quer adoptar um animal, vá ao canil municipal de Aveiro, por lá se encontram vários animais à espera de um dono que o estime para toda a vida.


Brad

Salve um deles, ser-lhe-à eternamente grato!

Flor (ADOPTADA)

Canil Municipal de Aveiro (...no tópico Adopções)

4 de Outubro, dia mundial do animal


Tiro o chapéu ao autarca da Câmara Municipal de Valongo, pela sensibilidade com que trata os animais abandonados e questões inerentes no seu município. No nosso país, é exemplo raro!

"Será celebrado pela Autarquia de Valongo, pela nona vez consecutiva, o Dia Mundial do Animal.

Teremos neste dia inteiramente dedicado aos animais, uma demonstração canina de Mondioring, a tradicional bênção dos animais, e um desfile de moda canino.

Paralelamente decorrerão outras actividades, tais como, passeios de burro grátis, um workshop de tosquia, uma campanha de adopção de animais do centro veterinário Municipal, a oferta de brindes, entre muitas outras.

Aceite este nosso convite e apareça com o seu fiel amigo,

O Presidente da C.M. de Valongo, Dr. Fernando Melo"

Outras campanhas em curso desenvolvidas pelo Centro veterinário Municipal de Valongo (clicar):
- Esterilização de animais pelos veterinários sem fronteiras;

Nos dias 26 e 27 de Setembro, será o Concelho de Valongo visitado pelos voluntários dos Veterinários Sem Fronteiras – Portugal, que, numa iniciativa inédita e em conjunto com o Centro Veterinário Municipal de Valongo, irão proceder à esterilização gratuita de cerca de 40 cães e gatos pertencentes a Munícipes carenciados e inscritos no programa de esterilizações a baixo custo desta Autarquia ou por indicação de Associações de protecção Animal.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Mais de 3700 assinaram petição"

"Todos os candidatos autárquicos vão receber cartas para que se comprometam a optar pela esterilização e, assim, evitar o abate

Quase quatro mil pessoas já assinaram a petição que defende a esterilização dos animais abandonados, em vez do abate, adiantou ao DN Maria Margarida Garrido, promotora da iniciativa. A primeira peticionária, que estima serem abatidos 30 mil animais por ano, em Portugal, explica que o próximo passo é pressionar os candidatos autárquicos a tomar posição.

"Enviei na terça-feira uma carta aos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa", diz Maria Garrido, eleitora na capital. O gesto deverá ser repetido por todo o País, uma vez que as mais de 3700 pessoas que assinaram a petição estão a ser convidadas a enviar um documento semelhante para aos respectivos candidatos autárquicos.

Na carta, Maria Garrido defende que os abates feitos pelos canis não resolvem o problema dos animais abandonados. "A política de abate do canil municipal de Lisboa (cerca de 2000 animais/ano) está desajustada do objectivo de reduzir o número de animais abandonados que não tem cessado de aumentar", lê-se no documento enviada aos candidatos, incluindo António Costa e Santana Lopes.

Para a lisboeta, a solução é a esterilização dos animais de rua, sendo responsabilidade das autarquias tomar medidas neste sentido: "É urgente uma campanha nacional de esterilização organizada pelas câmaras em colaboração com os canis e associações".

Maria Garrido garante ter tido respostas positivas de cidadãos de todo o País, apesar de ainda não ter recebido qualquer resposta oficial dos candidatos autárquicos.

No entanto, nos dias 15 e 16 deste mês, os representantes dos peticionários foram ouvidos pelos partidos com assento parlamentar, na Assembleia da República, com excepção para o PS. E só o BE defendia no programa a esterilização dos animais."

In Diário de Notícias


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"Alemanha: Animais afectados pela crise têm "sopa dos pobres""

"Há cães grandes como um labrador e pequenos como um pekinois . Há pastores-alemães, jack russel ou rafeiros. Os donos, tal como os animais, são todos diferentes: idosos, mulheres jovens, homens, famílias, grupos de punks com meias rasgadas. Uns estão desempregados, outros doentes ou sem abrigo, bastantes reformados: pessoas que, por uma razão ou por outra, ficaram sem o rendimento habitual e recorrem à Tiertafel, uma espécie de sopa dos pobres para os animais.

Na antiga escola de Treptow, uma zona de Berlim Leste bastante periférica, dezenas de pessoas esperam a sua vez com mochilas e sacos para levar ração e biscoitos, e não só para cães e gatos: o banco alimentar tem comida para pássaros, hamsters, porquinhos da Índia... "e agora até temos um cavalo", diz Mike Schäfer, um dos voluntários. Antes de receberem a comida, os donos dos animais tiveram de se registar, mostrando comprovativos de rendimento - pensões de reforma, subsídio de desemprego ou outras prestações sociais. Outra condição é que não tenham acabado de adquirir o animal.

A sopa dos pobres dos animais abriu em Berlim em Outubro de 2008, e há já outras iniciativas em várias cidades alemãs. Em Berlim são ajudados uns 800 donos com cerca de 2125 animais; a nível nacional são oito mil donos.

Cada sábado, cerca de dez voluntários estão na antiga escola para ajudar a distribuir os cerca de 900 quilos de comida que vêm de doações das empresas que produzem comida de animais - "quando vêem que o prazo está quase a acabar e já não podem vender dão-nos", explica Mike Schäfer. Também há muitas doações individuais, em comida, trelas, brinquedos, tudo e mais alguma coisa. Com a crise, muitas pessoas deixam de ter hipótese de tratar os seus animais, e cada vez mais são abandonados. A ideia da Tiertafel é que as pessoas que perderam o rendimento habitual - e passaram a contar só com os 350 euros do subsídio de desemprego - possam manter os seus animais.

Claudia, uma mulher de 50 anos que parece mais jovem sobretudo por causa do cabelo meio rasta - embora discreto, apanhado no alto da cabeça - e que prefere não dizer o apelido, está nesta posição: de um emprego normal passou a receber a ajuda do Estado para desempregados de longa duração - 350 euros, para os desempregados de curta duração o subsídio é bastante maior - e isso não é suficiente. Confessa que alimenta o seu cão com a ração que vai levar daqui e com restos de carne que os supermercados deitam fora, um dia após o fim do prazo.

Tommy Pohle, um engenheiro informático magro de óculos redondos e postura zen, conta que o trabalho que faz já não lhe dá o suficiente para si, a mulher, que entretanto ficou doente, os dois filhos, a cadela e o gato. A Tiertafel faz com que consiga manter os animais bem alimentados. "Temos ajuda do Estado, claro, mas não chega para tudo", sorri, olhando para a cadela. Foi afectado pela crise? "Bem, sem dúvida que há dois anos estava muito melhor."

Veterinário também

"Não tenho emprego e o cão tem de comer", resume Lutz Klimpel, um outro engenheiro informático de rabo de cavalo grisalho e chapéu de abas, que tenta controlar um pastor-alemão especialmente enérgico. "Ajuda muito, são 20 ou 30 euros por mês que poupo - e sem emprego é preciso poupar em tudo."

Sabine Guthke é mais jovem mas está com o mesmo problema de desemprego já há dois anos. "Antes pintava paredes mas agora não há trabalho por causa da crise", diz. "Não temos muito dinheiro para tratar dos animais" - ela tem um cão e um gato - "assim é muito bom podermos ter a comida". E há ainda um veterinário que vem de vez em quando, uma vantagem preciosa, diz Sabrine: "Mas espero não ter de vir cá sempre. Espero conseguir um trabalho depressa e poder passar a ter dinheiro para tratar deles". Mas Sabine não tem grandes expectativas de que as eleições de domingo tragam alterações. "Vou votar, mas não vai mudar grande coisa". Também o informático Klimpel diz que os partidos estão "cada vez mais iguais", e "a grande coligação vai manter-se e não vai necessariamente fazer grande coisa". Claudia gostava que "as coisas mudassem" e que houvesse uma coligação vermelho-vermelho verde (sociais-democratas, Die Linke, Verdes), a única que iria "atacar os bancos que nos puseram nesta embrulhada"."

(In “Público”, 22 de Setembro de 2009)

Mas que belo exemplo!

"Alunos e professores de escola de Guimarães constroem canil para 30 animais abandonados

A Escola Santos Simões, em Guimarães, construiu um gatil para acolher 30 gatos que são tratados por alunos e professores, uma experiência única em Portugal que uniu a comunidade escolar contra o abandono dos animais, disse hoje à Lusa, a coordenadora do projecto.

"É um projecto pedagógico que tem por objectivo reforçar a ligação emocional entre as crianças e os animais, dado que através delas, podemos educar uma população", sustentou Luísa Veiga, professora e coordenadora do Gatil Simãozinho.

Com 30 animais, o gatil foi criado para acolher gatos vadios que viviam em terrenos próximos daquela escola do 2º e 3º ciclo."

Blog: Gatil Simãozinho

terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Esterilização gratuita - Veterinários sem Fronteiras Portugal"

"Nos dias 26 e 27 de Setembro, será o Concelho de Valongo visitado pelos voluntários dos Veterinários Sem Fronteiras – Portugal, que, numa iniciativa inédita e em conjunto com o Centro Veterinário Municipal de Valongo, irão proceder à esterilização gratuita de cerca de 40 cães e gatos pertencentes a Munícipes carenciados e inscritos no programa de esterilizações a baixo custo desta Autarquia ou por indicação de Associações de protecção Animal."

Veterinários Sem Fronteiras

Um exemplo a seguir para todas as autarquias deste país...

Hipocrisias...

Em mais um laivo de progresso, e como se pode ver pelas imagens abaixo, a Ericeira, através da sua Junta de Freguesia, equipara os animais nas praias ao lixo e ao fumo do tabaco.



Como se não fosse suficiente, usa imagens de crianças do ensino básico para ilustrar este facto, "vendendo-lhes" de caminho a ideia de que os animais são coisas nojentas e, como tal, devem ficar longe dos sítios de convívio dos "humanos". Além disso, faz das mesmas pequenos "bufos", prontas a denunciar quem prevaricar!



Estes cartazes, no entanto, deixaram-me aliviado pois, sendo eu um humano e não um "reles" animal, na minha próxima visita à Ericeira já poderei lá deixar um cócó meu numa qualquer duna, na certeza de que sairei impune da rígida vigilância que os alunos da EB1 da Ericeira impuseram à permanência de animais...

(Ah, e reparem com atenção na primeira imagem do post... Aparentemente, por "animais" entendem-se apenas os cães pois, no segundo desenho dessa imagem já pode aparecer um caranguejo, todo contente por poder estar numa praia sem cãe... "animais", lixo e fumo de tabaco...)

(ver a notícia completa aqui - blog do Partido pelos Animais).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"1400 cães com um novo lar"...


"Pedigree" lançou uma nova missão ao país: fomentar a adopção responsável de cães abandonados em Portugal.

Animais oriundos de associações de protecção animal e canis municipais em todo o país.

Ver toda a campanha - "Somos pelos cães"

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Porque eles são únicos...

..."A dog has no use for fancy cars, big homes, or designer clothes. A water log stick will do just fine. A dog doesn't care if your rich or poor, clever or dull, smart or dumb. Give him your heart and he'll give you his. How many people can you say that about? How many people can make you feel rare and pure and special? How many people can make you feel extraordinary? "...

Marley & Me
Movie Pit


"Resultado das reuniões com os Partidos Políticos" - Campanha de Esterilização Animal...

"Uma delegação representando os peticionários “ Por uma campanha nacional e urgente de esterilização de cães e gatos” reuniu, nos dias 15 e 16 de Setembro, com os Partidos Políticos com assento parlamentar (à excepção do PS que não agendou reunião) aos quais entregou o texto da petição e um dossier com as assinaturas e comentários dos peticionários.
Seguidamente resumimos as posições assumidas pelos Partidos (por ordem alfabética):

- Bloco de Esquerda (reunião com a Drª Rita Calvário, Assessora do Grupo Parlamentar)
O BE incluiu a protecção dos animais no seu programa eleitoral, e preconiza, nomeadamente, a esterilização dos animais adoptados nos canis e a extensão dos protocolos de esterilização a outros animais de companhia; (http://www.bloco.org/media/programabe.pdf , pg 75 e 76)
A nível autárquico, cada concelhia é responsável por elaborar o seu programa específico que tem, no entanto, de ter em conta a orientação do programa nacional.
A Drª Rita Calvário vai enviar a petição e o texto “Pontos essenciais para reduzir o número de animais abandonados” às concelhias do BE.

- CDS/PP ( reunião com o Dr. José Nobre, Assessor do Grupo Parlamentar)
O Dr. José Nobre vai comunicar as nossas pretensões aos candidatos às eleições legislativas e autárquicas que se encontram em campanha para os sensibilizar para a questão ficando à consideração de cada candidato a posição a assumir .
O Dr. José Nobre esclareceu que o Partido não tem posição sobre a esterilização mas defende os direitos dos animais.

- Partido Comunista Português (reunião com o Dr. Pedro Ramos , Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar)
O abandono e a necessidade da esterilização como meio preventivo, é um tema que faz parte das preocupações do PCP. O PCP considera que é necessário atender às especificidades locais, estando interessado no contacto com as Associações e grupos de amigos dos animais das diferentes localidades para avaliar as situações.
O Dr. Pedro Ramos comprometeu-se a enviar aos responsáveis pela área autárquica e ambiental as preocupações dos peticionários.

- Partido Ecologista “Os Verdes” ( reunião com o Deputado Francisco Madeira Lopes)
Os Verdes comprometem-se, em futuras iniciativas parlamentares, a procurar soluções para o abandono dos animais de companhia e para o abate nos canis, e a implementar a esterilização como parte da solução para este problema.

-Partido Social-Democrata (reunião com o Engº Luis Rodrigues, secretário-geral adjunto)
O Engº Luís Rodrigues vai comunicar aos cabeças de lista do PSD às Câmaras Municipais que se realizou uma reunião com os representantes dos peticionários e enviar-lhes a petição e o texto “Pontos essenciais para reduzir o número de animais abandonados”.


Caro peticionário

A mobilização em torno dos objectivos da petição tem de continuar. Como se diz no final da petição consideramos a adopção destas medidas como indispensáveis para pôr termo à situação de calamidade em que se encontram os animais abandonados em Portugal e suficientemente importantes para que o nosso voto seja condicionado pela posição que os partidos adoptem a este respeito.
Assim, pedimos-lhe que na posse da informação que aqui lhe fornecemos, contacte os candidatos da sua autarquia, indagando a posição que assumem relativamente aos temas da petição. Uma acção organizada, conjuntamente com Associações de Protecção aos Animais da sua zona, pode ainda revelar-se a maneira mais eficaz de actuar.

Os animais não votam mas nós votamos!


Lisboa, 16 de Setembro de 2009

Com os melhores cumprimentos

Margarida Garrido ( 1ª peticionaria)
Natália Correia
Eduardo Amaro
Pedro Caiado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Documento síntese

Por uma campanha nacional urgente de esterilização de cães e gatos

Pontos essenciais para reduzir o número de animais abandonados

1º- os canis devem esterilizar todos os animais que são dados para adopção. No caso de a Câmara respectiva não possuir os meios técnicos (pessoal ou/e equipamentos) para proceder às esterilizações, deverá pedir a colaboração das Escolas Veterinárias ou/e celebrar protocolos com clínicas veterinárias com vista a assegurar essa esterilização.

2º- os animais abandonados devem ser esterilizados gratuitamente ao abrigo de protocolos entre as Câmaras e as Associações de Animais com vista a estancar e reduzir progressivamente o seu número a curto e médio prazo.

3º - as Câmaras Municipais devem proporcionar aos munícipes com recursos financeiros limitados a esterilização dos animais que possuem. As Câmaras devem referenciar os munícipes que repetidamente entregam ninhadas de gatos ou cães para abate com vista a conseguir a esterilização das fêmeas que procriam."


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"O meu desabafo.... "

Real e duro, esta é a mentalidade da nossa gente, aquela considerada pelos estrangeiros de solidária, tolerante, amistosa, de brandos costumes, no fundo, boa gente!...

"Gostava de partilhar a situação com a qual me tenho deparado e me parece importante ser do conhecimento geral dos de todos aqueles que diariamente lutam comigo contra a constante ignorância humana, assim como a todos aqueles a quem interesse....


Desde Dezembro do ano passado que resolvi mudar de casa. Rescindi o contrato com a imobiliária onde tenho casa alugada há 4 anos, pois temos que avisar com 4 meses de antecedência. E comecei a minha busca duma nova casa para mim e para os que moram comigo! Por incrível que pareça, todos os dias compro o jornal, ligo para anúncios do JN diariamente, visito sites de imobiliárias, já visitei várias imobiliárias também pessoalmente e AINDA NÃO CONSEGUI ARRANJAR UM APARTAMENTO!!!!

Tenho recebido todo o tipo de respostas, cada vez que peço mais informações, nomeadamente se é possível levar animais. Respostas ridículas, do tipo não aceitamos porque os cães andam no elevador com os vizinhos e eles não gostam, se os cães são grandes ou pequenos, pois se forem grandes estragam e fazem mais barulho, etc, etc... um numero infindável de afirmações ridículas e sem fundamento... Inclusive hoje deparei-me com um senhor que ao telefone me disse, sem ter qualquer conhecimento do numero de animais que eu tinha, a seguinte afirmação quando foi confrontado com a pergunta habitual se o condomínio aceita animais: "pois, tem um canil e quer leva-lo consigo!" Por acaso não tenho "um canil", tenho 2 cadelas que fazem parte da minha família e as quais nunca iria trocar por humanos ridículos como este senhor... No entanto a mim parece-me que a lei permite ter até 4 animais, portanto o tamanho do "meu canil", acho que ainda sou eu que posso gerir...

Peço desculpa pelo desabafo, mas parece-me ridículo aquilo em que estes ignorantes estão a tentar transformar esta nossa sociedade. Andamos nós, amigos incansáveis dos animais a tentar educar "pessoas" para respeitarem os animais, para os educarem e os manterem como sua responsabilidade até ao fim dos seus dias, para depois não os poderem levar quando mudam de casa, não poderem andar com eles na rua porque sujam os passeios, não poderem ir nos elevadores porque incomodam um totó qualquer.... Enfim.... E vivemos nós num país em que tudo o que vem de fora é que é bom!!!! Só que lá fora, onde tudo é bom, as pessoas são educadas a respeitar os seus animais, a não os abandonar, a levá-los consigo ao shopping, ao café, no autocarro, etc... Tudo aquilo a que têm direito!

Ora bem, para uma pessoa, comum mortal, que não seja tão persistente ou que não ame tanto todos os membros da sua família como eu, a esta hora os animais já estariam onde??? NO OLHO DA RUA COMO É OBVIO!

Todos os dias tenho a minha caixa postal inundada de e-mails de cães e gatos, cavalos, burros etc... que não tiveram a sorte de ter um dono como eu ou como muitos de vós, que os incluísse como parte da sua responsabilidade e ficam ao seu livre destino... animais que dedicam todo o seu amor e carinho a um dono que á mínima oportunidade se "descarta" do estorvo e da dificuldade... Isto deixa-me triste... tão triste que só me apetece ser mal-educada com estes ignorantes de meia tigela, que se dizem seres pensantes e se acham tão superiores! Tão triste que choro muitas vezes sozinha, com o consolo que felizmente há gente a chorar como eu e pelos mesmos motivos que eu...

No meio disto tudo, continuo com o contrato de arrendamento rescindido; continuo a ligar para anúncios e a chatear-me com que me atende o telefone, e acima de tudo SEM CASA PARA MUDAR!!!!

Por isso vou-vos pedir ajuda para 3 coisas:

1ª Se tiverem conhecimento de um apartamento para alugar na zona de Gaia (preferencialmente zona do Arrábida, Gaia ou Canidelo, mas também já não me importo da zona de Valadares, Francelos, Madalena, etc... já não posso ser esquisita, pois acho que ainda vou para debaixo da ponte!) por favor enviem-me contactos. Urgente!

2ª Gostava muito de denunciar esta situação publicamente. Será que alguém pode ou sabe ajudar nisto? Não sei o que fazer, mas se isto continua assim cada vez mais vamos ter animais na rua abandonados! E são sempre os mesmos a responsabilizarem-se pela irresponsabilidade dos outros... Alguém tem alguma ideia daquilo que podemos fazer?

3ª Divulguem!!! Divulguem este e-mail! Pode ser que chegue aos ouvidos de algum dos ignorantes que falou comigo ao telefone até hoje e me respondeu torto por eu dizer que tinha animais!

E para terminar queria só deixar um pequeno reparo: tenho 2 cadelas, a Mariasinha e a Troia que não fazem mal a ninguém, nem nunca estragaram nada em minha casa. Sofrem as consequências ridículas de serem 2 cães de porte grande... L Não tiverem a felicidade (ou infelicidade!) de nascerem pequenas... mas se tivessem nascido pequenas provavelmente não estavam hoje com alguém que as ama e respeita tanto como estão! Até hoje a única vez que fui mordida por cão pesava 3kg e era pouco maior que a minha mão... As minhas cadelas não fazem barulho e os bebés dos meus vizinhos choram a noite inteira, as minhas cadelas não fazem asneiras e os filhos dos vizinhos chegam a casa da escola, ficam sozinhos até os pais chegarem e fazem todo o tipo de asneiras que se lembram, inclusive partir vidros do prédio ou atirar sacos de águas aos autocarros que passam na rua... mas isto "são coisas de crianças" como eles dizem...

Alguém me sabe dizer quando nos vamos tornar responsáveis pelos nossos actos, quando vamos poder ter orgulho em ser um SER HUMANO????

Obrigada por me ouvirem!"

Helena Vieira

Para o Bloco de Esquerda os Animais não são Coisas!!!

"O Bloco de Esquerda incluiu o respeito pelos animais no seu programa eleitoral, incluindo propostas sobre:

- circos sem animais;
- experimentação animal;
- criação para alimentação;
- apoio às associações de protecção animal, etc...

Foi o único.

Vê na página 75 e 76:
www.bloco.org/media/programabe.pdf "

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estou sem palavras...!

"Esta é uma notícia publicada hoje no Jornal Terras da Beira!!


O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, afirmou esta semana que o canil municipal não foi criado para ser centro de adopção. As recentes orientações dadas para o funcionamento daquele espaço estão a ser alvo de polémica. No "hi5" de Joaquim Valente podem ler-se vários textos de pessoas a mostrarem a sua indignação sobre a situação do canil e a questionarem o horário de visitas. Há mesmo quem pergunte se a responsável pelo canil municipal vai ou não ser despedida e os motivos que levaram ao encerramento do hi5 do Canil da Guarda, considerado «o meio de comunicação que mais contribuía para o canil municipal da Guarda ser o mais famoso e bem sucedido canil do país».
O assunto foi discutido na passada Terça-feira, na reunião quinzenal do município. A vereadora social-democrata Ana Manso quis saber o que se passava, tendo Joaquim Valente justificado que
«aquele espaço foi criado para ser canil municipal e não centro de adopção» e que chegou agora a altura de serem implementadas determinadas regras. «Não se pode confundir a componente de saúde pública com a de adopção», sustentou, salientando que «o canil visa garantir a saúde pública e implementar o princípio da adopção». Joaquim Valente informou ainda que já reuniu com associações de defesa de animais para serem criadas condições no exterior do canil. Isto faz parte dos objectivos da autarquia. O autarca admitiu que «a forma de comunicação interna teve algumas implicações», estando a decorrer processos disciplinares a funcionários.

http://www.terrasdabeira.com/noticia.asp?idEdicao=623&id=29625&idSeccao=5296&Action=noticia

Link exige password.

Não bastava ter proibido a divulgação dos animais, não bastava impedir que os animais tivessem alguma qualidade de vida reduzindo o acesso ao ar livre por minutos ou por nem sequer terem direito a sentir um ar fresco, não bastava dizer aos munícipes que já não são bem vindos ao Canil, agora põe em questão o optimo trabalho que tem sido desenvolvido no Canil. Será que este Sr Presidente sabe que este ano se chegou às 500 adopções? Será que este senhor sabe do dinamismo que todo o País reconheceu a este Canil? Será que este Sr tem noção do reconhecimento iternacional que tem este Canil? Será que sabe que houve adopções de animais para Coimra, Évora, Elvas, Faro, Lisboa, Porto, Braga, para Espanha e França? Será que este Sr sabe que já recebemos encomendas de coleiras e trelas vindas de Luxemburgo para entregar no Canil Municipal da Guarda?

Se nestes 2 anos foi centro de adopções e dos mais reconhecidos do País porque deixou de o ser? Então o plano de reestruturação é pegar num Canil dinâmico e transformá-lo num Canil de abate? Por acaso os senhores que votam neste Sr para Presidente sabem quanto custa um abate? Sabem quanto poupou a nossa Câmara com a diminuição e abates? Por acaso cão morto dá dinheiro a alguém? Cão vivo ainda dá às Clínicas, morto não sei bem!!!

Na Guarda há a tendência de irmos de "cavalo para burro". Nem sabemos que dizer. Ficamos sem palavras quando se levanta a questão sobre a incompetência dos que "tratam" os animais do Canil e o resultado é o afastamento dos munícipes, o calar de quem ousou proferir a palavra e o destruir tudo aquilo que uniu milhares de pessoas dentro e fora do País.

Ainda dizem que se importam com o bem estar ds animais... não sei se chore se ria. Vão ao Canil e sintam o cheiro que não sentiam há 2 anos. Isso sim é um atentado à saúde pública. Vão ao Canil e vejam como os animais estão aterrorizados. É a competência que lá vai dentro que vem ao de cima. Há indicadores à vista de todos. Vão lá e formem a vossa própria opinião!

Sabem o que vai acontecer? Vejam esta notícia publicada no Interior em 2006 sobre este Canil Municipal:


"Verónica Martins garante já ter recolhido e tratado centenas de cães vadios nas ruas da Guarda. Tudo porque alega haver animais mal tratados no canil municipal, afirmando mesmo que alguns chegam a morrer à fome por não lhes ser aplicada uma injecção letal dentro do prazo estabelecido. Confrontada com estas queixas, Lurdes Saavedra, vereadora da Câmara da Guarda, garante que «é tudo mentira».

A jovem de 23 anos, a quem costumam chamar a «"mãe" dos cães da Guarda», lembra-se de recolher e tratar animais vadios, entre cães e gatos, pelas ruas da cidade «há 14 ou 15 anos». E isto sem receber nenhuma ajuda: «Para além da alimentação, também lhes dou vacinas e pago tudo do meu bolso sem quaisquer ajudas», assegura, contando que alguns desses animais ficam com ela e entrega outros a pessoas conhecidas, mas sempre na condição de «os tratarem bem», frisa. Verónica Martins, que visita regularmente o canil municipal da Guarda, queixa-se de que ali dão banhos diários de mangueira aos cães e que os deixam «dormir nos azulejos molhados», acusa. Por outro lado, garante, indignada, que são dadas rações «muito grandes» aos animais, o que faz com que os cães com seis meses «mal consigam comer, quanto mais as crias com um mês». A jovem estudante dá como exemplo o caso da Minie, uma cadela com cerca de quatro meses que adoptou recentemente depois de a ter visto no canil e que, no espaço de 15 dias, engordou cinco quilos. «Até o veterinário ralhou comigo, porque lhe podia ter dado uma congestão, mas ela tinha tanta fome...», diz.

Segundo um relatório elaborado pelo veterinário que viu a cadela, a que "O Interior" teve acesso, o animal apresentava um «estado geral mau, uma magreza extrema no limiar da caquexia (coluna vertebral e costelas visíveis e palpáveis), uma desidratação em fase de instalação, para além de um estado de nervosismo intenso e medo do contacto humano». De resto, a jovem diz mesmo que no canil dos Galegos «há cães que são só pele e osso. Estão completamente desidratados e desnutridos. Seria melhor matá-los do que deixá-los a perecer naquele estado», denuncia. De acordo com a legislação em vigor, os cães feridos e portadores de doenças graves têm que permanecer oito dias no canil. Findo este prazo, caso não sejam reclamados pelos donos, devem ser abatidos com uma injecção letal para acabar com o seu sofrimento. «O que não acontece na Guarda. Se calhar para pouparem o dinheiro da injecção», critica. As suas queixas não se ficam por aqui. A situação de um cão atropelado e que estava em «péssimas condições» é outro caso a apontar. «Não se conseguia mexer, mas ali ficou e morreu à fome», garante a jovem, que lembra que «há uma lei» que obriga a tratarem dos animais, «mas eles deixam-nos ficar na jaula e, ou morrem por falta de alimento, ou por excesso de hemorragias». Por isso, considera que «uma morte digna não faz mal a ninguém» se não tratam convenientemente dos animais. Verónica Martins diz que o que se passa no canil da Guarda é «lamentável em todos os aspectos», até porque «isto não pode ser visto como uma obrigação, tem que haver gosto em tratar dos animais». A jovem reconhece que as infraestruturas do canil são boas, o problema é que o alimento «é pouco», para além de não deixarem os animais fazerem exercício. «Os funcionários dizem que os cães fazem mal e que mordem, mas isso é mentira», assegura. Aliás, afirma mesmo que os funcionários do canil «são homens já com uma certa idade e não têm sensibilidade nenhuma para tratar dos animais».

Funcionários do canil «têm uma relação muito forte» com os cães

Confrontada com estas queixas, Lurdes Saavedra, vereadora da Câmara da Guarda, assegura que é «mentira» que os animais sejam mal tratados no canil municipal. «Temos um médico veterinário que está afecto ao canil, que vai lá quase todos os dias, e não me passa pela cabeça que deixe maltratar os animais», realça. A vereadora garante que os animais estão medicados e que «é mentira» haver cães a morrer à fome, assegurando que os dois funcionários do canil têm «uma relação muito forte» com os bichos. Em relação ao facto dos oito dias para abate não serem cumpridos, Lurdes Saavedra reconhece que «de vez em quando, os animais estão lá mais tempo», algo que é justificado com uma razão sentimental: «É por pena. Esperamos sempre até à última tentativa que os donos apareçam», reforça."

Ricardo Cordeiro

E para que conste.... um dos tratadores que estava lá em 2006 mantém-se lá hoje!!!

Pergunto-me o que está a acontecer nesta cidade. É uma vergonha!!!


--
Qoasmi - Quando Os Animais São Mais Importantes - Guarda"

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

...Porque amanhã não pode ficar mais para depois...

"A equipa SOS Pit Bull e a Sr.ª Clara (criadora do fórum Animais de Ninguém, que divulga os animais do CM da Guarda) está a organizar uma manifestação sobre as condições em que vivem os animais do Canil Municipal da Guarda e do Canil Municipal de Lisboa.
Estamos a lutar por melhores condições.

No Canil Municipal da Guarda, há abates todas as segundas-feiras. Todos os animais cumprem o prazo de 8 dias nesse canil. Se quisermos adoptar um animal no Canil da Guarda, é muito difícil fazê-lo. Isto é no mínimo surreal.

No Canil Municipal de Lisboa, os animais cumprem os mesmos 8 dias. Mas as condições do Canil Municipal de Lisboa, são de lamentar, e nem comentamos...

A fama que o Canil de Lisboa tem, está agora a apoderar-se do Canil da Guarda (mas o Canil de Lisboa continua na mesma e com a mesma fama).

A data da manif ainda está por decidir.

Para se juntarem à manif do Canil Municipal da Guarda vão ao fórum onde tudo começou - o fórum de divulgação dos animais do Canil da Guarda:
http://animaisdeninguem.forumeiros.com/

E para a manifestação do Canil Municipal de Lisboa:
http://sos-pitbull.forumeiros.org/forum.htm

Aqui fica uma foto de um animal, que foi abatido no Canil Municipal de Lisboa (vejam o tamanho da trela, e o sítio onde ele está - são as boxes onde estão os outros todos):
http://i586.photobucket.com/albums/ss304/MarciiaA/cmleo5.jpg

Estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Márcia (da equipa SOS Pit Bull) marcokas_adopcoes@hotmail.com
&
Clara meguiclara@hotmail.com"

"Luto contra o abandono"

"O Verão é tempo de férias e alegria, mas também de tristeza, para quem gosta realmente de cães. É nesta época do ano que se dão mais abandonos e a vida de muitos cães não volta a ser o que já foi.

Perdem o lar, a família que tinham e, em muitos casos, até a vida. É sem dúvida um fim de história muito triste, uma vez que, um lar e uma família são fundamentais para que um cão seja FELIZ.

Esta podia ser apenas mais uma história pronta a cair no esquecimento, mas se os animais também aprendem porque não podemos nós fazer o mesmo e, aproveitando esta oportunidade, ajudar a transformar os erros do passado na expectativa de um futuro melhor, para os cães, mas também para nós enquanto seres humanos.

É essa a razão porque contamos consigo e esperamos que participe neste movimento, passando a palavra e ajudando a espalhar uma onda de sensibilização com base em gestos simples, boa vontade e o desejo de poder transformar em sorrisos as lágrimas de muitos cães.


COMO PARTICIPAR?? MUITO FÁCIL :)


Existem muitas formas de participar e demonstrar o seu Luto contra o Abandono. Pode divulgar o movimento e o site de 1 a 18 de Setembro, dia escolhido para o culminar desta acção e no qual o seu apoio será fundamental para que consigamos mudar o rumo da vida destes cães.
Assim, no dia 18, para além da imagem e ou assinatura que utilize no seu perfil online, seria importante que imprimisse a imagem da campanha e a afixasse em local visível, como por exemplo na janela do seu carro e utilizasse roupa preta.
Basta clicar para fazer o download da imagem, disponível em diversos formatos, de modo a que possa utilizá-la em redes sociais e nos meios convencionais como poster/impressão. Sempre que possível, divulgue também a assinatura deste movimento:


18 DE SETEMBRO – LUTO CONTRA O ABANDONO. NÃO OS ABANDONE TAMBÉM AO ESQUECIMENTO."

Site oficial da Campanha - "Luto contra o abandono"