domingo, 21 de novembro de 2010

Sinais dos tempos...

Ultimamente tenho reparado com alguma perplexidade no discurso vazio e descaracterizado de jovens adultos na faixa etária dos 30 anos de idade (os chamados trintões), seja ele um discurso escrito ou oral.

Léxico banal, monótono, repleto de abreviaturas e calão, nada diversificado, pouco criativo... sem cair em estereótipos, parece algo mais típico de miúdos de 18/20 anos...

Diálogos sem interesse, demonstrando uma total inexistência de conteúdo e profundidade cultural... Dialéctica supérflua, ambígua, alienada, moradora de uma realidade alternativa e abstraída do mundo que a rodeia... No meio disso tudo, nada se acrescenta de construtivo ou significativo para quem está a receber todo aquele debitar de palavras quase desconexas ou ocas.

Será isto o quê? Reflexo dos tempos, tempos em que já poucos lêem um bom livro, limitando-se a absorver tudo o que o marketing livreiro lança no mercado, sendo que grande parte destes novos livros são escritos por encomenda ou por gente que com QUALQUER pretexto escreve QUALQUER coisa... Outros continuarão fiéis aos livros de quadradinhos ou a ler apenas as notícias "online"... Tudo é de consumo rápido e de literatura não se trata com toda a certeza.

...Não sei o que será, mas que existe um qualquer vazio.... lá isso, existe!


Sem comentários: