segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A vida aos pedaços…

Mudei de casa muitas vezes. Vivi numa casa velha, com paredes grossas e tectos de estuque, e num T1, que me pareceu a porta da liberdade. Fui através da imaginação aos locais mais incríveis que possam calcular. Viajei incessantemente por Portugal e não só. Não fiz sky, bungeejumping nem surf, ainda. Li muitos livros e melhorei o meu francês. Criei um blog.


Apaixonei-me várias vezes. Por muitas coisas e por algumas pessoas. Desiludi-me mais do que o que queria. Fiz alguns amigos… Perdi uns poucos. Para sempre. Tive já algumas ameaças de ser processada, já insultei e fui insultada em nome dos direitos dos animais. Não consegui comprar aquilo que mais desejava. Fiz muitas asneiras das quais não me arrependo e fiz uma que não voltaria a fazer. Alterei o meu rumo profissional, que espero de forma definitiva. Ainda não aprendi a amar-me nem a valorizar-me como deve ser. Tive um cão, vários cães, para mim os meus melhores amigos de sempre. Perdi os meus avós maternos. Participei em manifestações. Cometi o maior erro da minha vida e sofri demasiado com ele. Estive muito, muito doente e fiquei boa. Plantei no jardim as minhas flores. Chorei muito e ri ainda mais. Saí de casa dos meus pais, mas continua a ser a minha casa. Fiz mais de 300.000 km de carro. Quase emigrei. Aprendi a cozinhar pratos vegetarianos. Desenvolvi o meu fascínio pela fotografia. Aprendi a gerir o meu próprio dinheiro. Aprendi a merecê-lo. Fui tia e madrinha pela primeira vez. Deixei morrer a roseira branca do quintal e consegui manter a orquídea em flor durante um ano. Percebi o que é realmente importante.


Experimentei muitas coisas só para ter o prazer de as sentir. Perdi a cabeça vezes sem conta. Menti. Fui inocente. Fui crédula. Vi a minha família desmoronar-se de dor e eu com ela. Percebi que há amigos que são muito mais sólidos e importantes que alguma família. Enganei-me. Iludi-me. Cresci, continuo a crescer. Já passei por momentos de algum sofrimento, já me senti a morrer de dores na alma. Dei-me de alma e coração e fui roubada. Nunca me fizeram mal. Despedi-me de gente até nunca mais. Realizei alguns dos meus sonhos. Tornei-me dependente da natureza e de interagir com ela… Continuo a gostar de cinema e de teatro. Adoro ler, muito, sempre. Passei a saber o que é viver com o coração fora do corpo. A música mantém-se o meu maior vício e os concertos ao vivo a minha mais deliciosa carência. Senti falta de gente, lugares e emoções. Percebi que a água é o meu elemento natural. Deslumbrei-me com paisagens e defini onde um dia desejo morrer. Saboreei o mais ensurdecedor dos silêncios e fiquei extasiada com a sensação. Reforcei convicções, lutas, dúvidas e incertezas, umas efémeras outras eternas… Envolvi-me nas mais deliciosas conversas sobre o mistério que é a vida… E assim, vou continuando a caminhar...


Sem comentários: