segunda-feira, 5 de maio de 2008

Lobita

"A Lobita foi encontrada a 08.02.08, encostada ao portão de alguém com coração, que não ignorou um animal num estado lastimoso, um amontoado de ossos, onde a pouca carne existente estava coberta de crostas e feridas. Dei-lhe imediatamente água e comida, que ela comeu sofregamente. Não sei há quanto tempo não comeria coitadinha . Tentou ganir mas não lhe saiu um unico som. Com a Lobita no carro, contactou a Pravi e em conjunto estão a tentar ajudar a pobrezinha.

A menina encontra-se internada no veterinário, a soro e a fazer uma série de exames. Suspeita-se que tenha leismaniose, mas só as análises poderão dar certezas. Tem anemia e o sistema imunitário encontra-se completamente desgastado. Mas os valores renais encontram-se normais, o que já é um bom sinal. No dia seguinte já comeu bem ração e bebeu muita água (está extremamente desidratada). As fezes e a urina estão normais.

É muito obediente, e nesta altura só quer estar enroscadinha a dormir. Não ladrou uma única vez, ainda não lhe ouvi um único som. No entanto tem um olhar que me faz cortar o coração. Um olhar vazio, como se já se tivesse resignado ao sofrimento. É um horror o sofrimento a que submetem estes seres. Cada vez acredito menos no ser humano.
Mas a LOBITA (nome que lhe dei) já demonstra grande inteligência. Já sabe que a trela indica que vai à rua, e mal faz o seu xixizinho dirige-se á porta da clínica para se dirigir á sua caminha.

Para melhor ajudarmos a LOBITA, a PRAVI precisa de madrinhas, tanto para o alojamento como para as despesas veterinárias. Todas as contribuições são bem vindas e ajudam. Se fizer transferência ou depósito na conta da PRAVI, coloque o nome "LOBITA" para encaminharmos para as despesas desta menina.

Actualização: 2008.02.12Já há resultados da leishmaniose, infelizmente a Lobinha é positiva, mas a sua leish é mais cutânea, uma vez que internamente os seus valores são perfeitamente normais (fígado e rins). Nesta altura está a fazer :

-Gentocil Colirio para a infecção nos olhos.
- Antibiótico Cipofloxacima 250, para prevenir infecções por causa das feridas que ela tem no corpo.
- Betadine e Cicatrin Pó, para tratamento das feridas do corpo.
- Alopurinol 300, 2 comprimidos diários até ao fim da vida por causa da leishmaniose.
Vai ter que usar sempre uma coleira excalibor, par protecção da picada do mosquito.

AJUDEM-NOS A AJUDAR A LOBITA!!"

Contactos:
Mena - 966 508 774
Teresa Malheiro - 918 484 361

Associação PRAVI