sexta-feira, 30 de maio de 2008

A "Grennpeace" finalmente em Portugal


"Tóquio, Japan — Activistas da Greenpeace apresentaram esta manhã uma caixa de carne de baleia obtida de forma ilícita por um tripulante do Nisshin Maru, o navio-fábrica da frota japonesa, depois do seu regresso da campanha de caça à baleia nas águas do Oceano Antárctico. Após obterem a caixa, os activistas levaram-na para o escritório do Ministério Público em Tóquio, como prova da corrupção existente no programa de "caça científica" de baleias apoiado pelo governo japonês."(...)

Grennpeace Portugal

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"AMoore e ódio"

"O que há de bom nos russos é a má opinião que têm de si próprios – diz Bazárov, uma personagem de Turguéniev (em Pais e Filhos), medonhamente sobranceira, insuportavelmente niilista. O que há de mais irritante nos americanos é a boa opinião que têm de si próprios. Por mais que caiam torres, e se inundem cidades. Por mais que lhes subam os índices de criminalidade e do colesterol. Por mais que o presidente se engasgue, embarace e faça stand up comedy em público. Por mais que a guerra lhes escape das mãos como a areia do deserto... Muitos continuam a não querer acordar do sonho americano – que às vezes é mais sono, noutras coma profundo. O que há de mais irritante nos americanos é a boa opinião que têm de si próprios. Ainda bem que existe o Michael Moore. "(...)


Ana Margarida Carvalho (Visão) sobre o documentário de Michael Moore - "Sicko"

quarta-feira, 28 de maio de 2008

...A idade da razão...

(...) "Depois de duas décadas de neoliberalismo, puro e duro - tão do agrado de tantos que se dizem socialistas, como desgraçadamente Blair - uma boa parte da Esquerda dita moderada e europeia parece não ter ainda compreendido que o neoliberalismo está esgotado e prestes a ser enterrado, na própria América, após as próximas eleições presidenciais. A globalização tem de ser, aliás, seriamente regulada, bem como o mercado, que deve passar a respeitar regras éticas, sociais e ambientais."(...)

(...) "a pobreza e a riqueza (ostensiva e muitas vezes inexplicável) são o verso e o reverso da mesma moeda e o espelho de uma sociedade a caminho de graves convulsões. Atenção, portanto."(...)

(...)"Como têm estado a demonstrar os países nórdicos - a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia - as políticas sociais sérias estimulam o crescimento, contribuem para aumentar a produção e favorecem novos investimentos.
Este é o objectivo geostratégico para o qual deveremos caminhar, se quisermos evitar convulsões e conflitos."(...)

Mário Soares in Diário de Notícias

"A minha pátria é a língua portuguesa"

"A minha pátria é a língua portuguesa" dizia Pessoa e eu encontro nela a minha verdade: é nela que penso, é nela que verbalizo o que sinto, faz parte de mim, de quem sou e da forma como vejo e ouço o mundo.

Quadro: (c)
Hermenegildo Sábat







MANIFESTO
EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO

(Ao abrigo do disposto nos Artigos n.os 52.º da Constituição da República Portuguesa, 247.º a 249.º do Regimento da Assembleia da República, 1.º n.º. 1, 2.º n.º 1, 4.º, 5.º, 6.º e seguintes da Lei que regula o exercício do Direito de Petição)

Exmo. Senhor Presidente da República Portuguesa
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República Portuguesa
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro

1 – O uso oral e escrito da língua portuguesa degradou-se a um ponto de aviltamento inaceitável, porque fere irremediavelmente a nossa identidade multissecular e o riquíssimo legado civilizacional e histórico que recebemos e nos cumpre transmitir aos vindouros. Por culpa dos que a falam e escrevem, em particular os meios de comunicação social; mas ao Estado incumbem as maiores responsabilidades porque desagregou o sistema educacional, hoje sem qualidade, nomeadamente impondo programas da disciplina de Português nos graus básico e secundário sem valor científico nem pedagógico e desprezando o valor da História.
Se queremos um Portugal condigno no difícil mundo de hoje, impõe-se que para o seu desenvolvimento sob todos os aspectos se ponha termo a esta situação com a maior urgência e lucidez.

2 – A agravar esta situação, sob o falso pretexto pedagógico de que a simplificação e uniformização linguística favoreceriam o combate ao analfabetismo (o que é historicamente errado) e estreitariam os laços culturais (nada o demonstra), lançou-se o chamado Acordo Ortográfico, pretendendo impor uma reforma da maneira de escrever mal concebida, desconchavada, sem critério de rigor, e nas suas prescrições atentatória da essência da língua e do nosso modelo de cultura. Reforma não só desnecessária mas perniciosa e de custos financeiros não calculados. Quando o que se impunha era recompor essa herança e enriquecê-la, atendendo ao princípio da diversidade, um dos vectores da União Europeia.
Lamenta-se que as entidades que assim se arrogam autoridade para manipular a língua (sem que para tal gozem de legitimidade ou tenham competência) não tenham ponderado cuidadosamente os pareceres científicos e técnicos, como, por exemplo, o do Prof. Doutor Óscar Lopes, e avancem atabalhoadamente sem consultar escritores, cientistas, historiadores e organizações de criação cultural e investigação científica. Não há uma instituição única que possa substituir-se a toda esta comunidade, e só ampla discussão pública poderia justificar a aprovação de orientações a sugerir aos povos de língua portuguesa.

3 – O Ministério da Educação, porque organiza os diferentes graus de ensino, adopta programas das matérias, forma os professores, não pode limitar-se a aceitar injunções sem legitimidade, baseadas em "acordos" mais do que contestáveis. Tem de assumir uma posição clara de respeito pelas correntes de pensamento que representam a continuidade de um património de tanto valor e para ele contribuam com o progresso da língua dentro dos padrões da lógica, da instrumentalidade e do bom gosto. Sem delongas deve repor o estudo da literatura portuguesa na sua dignidade formativa.
O Ministério da Cultura pode facilitar os encontros de escritores, linguistas, historiadores e outros criadores de cultura, e o trabalho de reflexão crítica e construtiva no sentido da maior eficácia instrumental e do aperfeiçoamento formal.

4 – O texto do chamado Acordo sofre de inúmeras imprecisões, erros e ambiguidades – não tem condições para servir de base a qualquer proposta normativa.
É inaceitável a supressão da acentuação, bem como das impropriamente chamadas consoantes "mudas" – muitas das quais se lêem ou têm valor etimológico indispensável à boa compreensão das palavras.
Não faz sentido o carácter facultativo que no texto do Acordo se prevê em numerosos casos, gerando-se a confusão.Convém que se estudem regras claras para a integração das palavras de outras línguas dos PALOP, de Timor e de outras zonas do mundo onde se fala o Português, na grafia da língua portuguesa.
A transcrição de palavras de outras línguas e a sua eventual adaptação ao português devem fazer-se segundo as normas científicas internacionais (caso do árabe, por exemplo).
Recusamos deixar-nos enredar em jogos de interesses, que nada leva a crer de proveito para a língua portuguesa. Para o desenvolvimento civilizacional por que os nossos povos anseiam é imperativa a formação de ampla base cultural (e não apenas a erradicação do analfabetismo), solidamente assente na herança que nos coube e construída segundo as linhas mestras do pensamento científico e dos valores da cidadania.
Os signatários,

Ana Isabel Buescu
António Emiliano
António Lobo Xavier
Eduardo Lourenço
Helena Buescu
Jorge Morais Barbosa
José Pacheco Pereira
José da Silva Peneda
Laura Bulger
Luís Fagundes Duarte
Maria Alzira Seixo
Mário Cláudio
Miguel Veiga
Paulo Teixeira Pinto
Raul Miguel Rosado Fernandes
Vasco Graça Moura
Vítor Manuel Aguiar e Silva
Vitorino Barbosa de Magalhães Godinho
Zita Seabra
...

Porque todos temos voz de intervenção, assine a petição em:
Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico

terça-feira, 27 de maio de 2008

"Ranking" da repressão

Segundo a "Freedom House (FH)", prestigiada organização não governamental sediada em Nova Iorque, o top ten das piores ditaduras do mundo e por ordem arbitrária são: Cuba, Líbia, Myanamar (Birmânia), Coreia do Norte, Somália, Sudão, Turquemenistão e Usbequistão. Contamos ainda com o Tibete (território controlado pela China) e Chechénia (território controlado pela Rússia).


(c) Carlos Amaral

Entre as sociedades mais repressivas do mundo estão também a Arábia Saudita, Bielorrússia, Chade, China, Eritreia, Guiné Equatorial, Laos, Síria e Zimbabué.

Fonte: "Visão"

É tempo de...

(...) "é tempo de a sociedade se interrogar sobre o porquê desta resistência da pobreza perante tanto esforço, boa vontade, recursos, nos últimos 20 anos."

Alfredo Bruto da Costa in Publico

(c) José Branco

"O lado certo está, creio-o bem, quando recusamos a indiferença e não admitimos a resignação."


Baptista Bastos in DN

segunda-feira, 26 de maio de 2008

...São sempre o "elo" mais fraco!


"Não basta aqueles que são abandonados na rua, como estes que saíram directamente da casa dos seus donos, para o canil Municipal. Habituados a carinho, aconchego e protecção, vêm-se agora no inferno que é um canil. ' Somos uma família de varias raças, estamos tão infelizes que perdemos a vontade de viver. Uns somos jovens, outros já não, mas muito saudáveis.


A nossa dona que nos tratava tão bem, adoeceu. Vieram-nos por ao canil, não conseguimos sobreviver aqui.


Os meus amigos que já se encontram há mais tempo, dominam o território e não nos aceitam. Será que merecemos morrer de uma forma tão abrupta... Ajudem-nos a sair daqui, ainda temos muitos anos para vos dar amor e companhia. Não nos deixem morrer, como já morreram dois amiguinhos nossos."


Contacto para adopção - Jesus Catarino - 919829968 - Luísa Bonniz 965438445.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

"Para adopção - Huskie e femêa arraçada de leão da rodésia,lindissimos - abandonados pelo dono"


Este casal de cães foi abandonado pelo dono numa estrada muito movimentada, de tal forma que no final de um dos dias o Huskie já tinha sido atropelado, no local onde estão de momento, correm sérios riscos de vida, procuram uma nova e válida oportunidade junto de alguém que os mereça...




Contactos para adopção:
CATARINA MASCARENHAS - 219813019
Responsável do canil de Odivelas - Câmara de Odivelas -219344396

Absolutamente chocante!


"Infelizmente venho trazer-vos mais um caso triste, em que os humanos mais uma vez mostram que conseguem ser frios, muito frios...
Se puderem não deixem de ajudar quem deu a mão a este menino, que agora esta bem melhor e precisa de uma casinha...

Descrição:
Porte pequeno (7 kgs), tipo caniche, à mais de um ano na rua. Rastas imensas, em carne viva, desconfiado mas ganha facilmente confiança nas pessoas. 2 anos (Maio de 2008)

História:

Se houve textos difíceis de escrever ao longo do nosso tempo no Refúgio este fica entre os primeiros do top. O Lucky Me (nome irónico e triste ao mesmo tempo) é, sem dúvida, um dos animais mais sofredores que já vimos. Encontramo-lo no passado Domingo e estivemos 3 horas, sim 3 horas, a tentar colocar-lhe um funil para o apanharmos. Mordia-nos e rosnava-nos mas não quisemos desistir dele.
Quando conseguimos reparamos que estav
a cravado de carraças, a cabeça tinha bolas imensas de carraças, o pê-lo estava o terror, eram bolas e bolas de pêlo como NUNCA e repito NUNCA tínhamos visto em toda a nossa vida.
Mal chegamos ao Refúgio desparasitamos-lo, não comia, não fazia as fezes, nem urinava. Não sabíamos o que fazer. Fizemos-lhe frango cozido (ainda só come comida caseira) e lá comeu e ontem (depois de muitos arranjos) fomos tosquiá-lo.
A veterinária foi connosco (obrigada!!) e anestesiou-o, era a única hipótese e ainda bem que o fizemos! A tosquiadora começou o trabalho com a nossa ajuda, saia o pêlo (com grandes cortes de tesoura) e bastante pele superficial agarrada. Quando chegamos a meio não queríamos acreditar, saiu-lhe tudo, tudo, até se ver a carne toda. A Dtª só queira parar e todas estávamos com medo, talvez o melhor fosse parar por ali o sofrimento deste menino.



No entanto, não queríamos desistir dele e foi isso que fizemos, pegamos na tesoura e fizemos das tripas coração mas conseguimos tirar tudo.

Ficou com um buraco enorme, enorme no lombo, tinha as articulações roxas de já não chegar o sangue e do esforço, as carraças não tinham morrido ainda dado a quantidade e o tamanho mas conseguimos. A Drª fez o curativo e agora a partir daqui é preciso acompanhar este menino.
Vai ter que ir fazer curativos regulares e temos que ver como está de fezes e urina, ele não fazia fezes porque com tanto pelo era impossível elas passarem, já estavam viradas para dentro... Terrível.
O Lucky Me não merecia mesmo isso, como é possível estar no mesmo local há pelo menos 6 meses e ninguém fazes nada...Nada...
Ele merecia uns donos espectaculares que o ajudassem a curar fisicamente mas, em especialmente a nivel psicologico. È uma tristeza!


Se alguém quiser ajudar monetariamente nos tratamentos e na medicação deste menino, o NIB é o 0036 0070 9910 0075 9543 7 do Montepio."

Contactos: 915408298/ 939454292
geral@refugiodaspatinhas.org

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Birmânia - um país geo-politicamente naufragado!

Acerca das vítimas do tufão "Nargis" que assolou a Birmânia/Mianmar e segundo a revista "Visão", o regime de Naypyidaw admite falar em 34 mil mortos, enquanto que as estimativas independentes falam em 100 mil e 120 mil mortos.
Os desaparecidos serão segundo a ONU de 220 mil, ou de 40 mil segundo fontes oficiais e haverá meio milhão de desalojados.

(...) "Para se ter uma ideia das dimensões do desastre birmanês, no muito mais mediático furacão Katrina, que atingiu os Estados Unidos em Agosto de 2005, terão morrido cerca de 1 840 indivíduos e um milhão de habitantes ficaram sem tecto."(...)

(...) Milhões de pastilhas de purificação de água enviadas pela UNICEF estiveram mais de 48 horas à espera que chegasse uma autorização de Naypyidaw para começarem a ser distribuídas. E a corrupção que vigora é de tal ordem que muitas ONG se perguntam se as remessas enviadas para o país não irão encher os bolsos dos generais, em vez de ajudarem os necessitados."(...)

Extraído de Visão

Questões de carácter

Sou levada a concordar com alguém que dizia, que o nosso país sofre de um problema grave de carácter, pois quando temos como realidade:

(...) "discussões sobre educação, modelos de avaliação, problemas curriculares...quando ouvimos falar de desemprego, fome a alastrar a novos sectores da sociedade, corrupção transversal a todas as áreas da sociedade, do desporto ao poder local, do pequeno poder exercido por alguém de instinto pidesco numa repartição de finanças, num hospital ou numa esquadra, quando se assiste a um tipo de acção de cariz persecutório de uma ASAE qualquer, desprovido tantas vezes do mais elementar bom senso...quando vemos um país que , a começ
ar pelo Estado, é viciado em viver acima das suas possibilidades,"(...) há cada vez mais público capaz de gastar os seus "parcos" euros, em revistas que versam o seu conteúdo em histórias que relatam vicissitudes da vida alheia, pseudo-famosos, que se colocam a jeito para a fotografia que depois contestam... mas o pior, é existir quem pague para ver e comentar... e fazer disso, o centro da sua existência, como se vivêssemos todos num mundo pleno de fantasia e vidas a cor de rosa!


Salvador Dalí - "Sonho causado pelo voo de uma abelha em torno de uma romã um segundo antes de acordar"

(...) "Para quem conhece a obra de Dali facilmente deduz que a mulher deitada será Gala. Deitada, mas levitando num sonho que lhe pertence. ou não! Só os homens/mulheres serão capazes de sonhar?
O observador consegue, viajar em dois tempos e em duas dimensões: O tempo do real e o tempo do sonho,"(...)

segunda-feira, 19 de maio de 2008

...O sentido das coisas...

"Berlusconi contra Schengen A Itália de Berlusconi prepara-se para suspender o acordo de Schengen. Com isso, prejudica a livre circulação na União Europeia e pode servir de precedentes para outros países, restringindo assim o espaço de liberdade dos cidadãos europeus."

José Medeiros Ferreira

(...)"Foi preciso o pão começar a tornar-se um produto de luxo, não só no Darfur, mas às portas de Roma, para que a Igreja acordasse?"(...)

Filipe Luís

Foto: (C) Lúcia Letra

(...)"Os exemplos repetem-se à exaustão:
o terramoto da China é aproveitado politicamente e ninguém se dá conta.O Governo chinês (porque será?), ao contrário do que faria em condições normais,penitencia-se, dramatiza, não esconde informação, abre as fronteiras pede ajuda internacional. Que anjinhos!
Até aos Jogos Olímpicos, ninguém falará do Tibete. Do outro lado do mundo, José Sócrates visita o seu amigo Chávez e garante petróleo a jorros. No mundo-cão da real politik, ninguém espera que Portugal seja diferente dos outros. Espera-se, porém, que haja menos lágrimas de crocodilo."

Filipe Luís in Visão

"VERGONHA NA MAIA: Não deixem de protestar e ajudar"

"Este país é mesmo uma anedota! Uma Câmara que ainda há pouco terminou com o extermínio de animais por electrocussão alega acusações, contrariadas por alguns vizinhos do local (ainda por cima), para encerrar um canil onde os animais são tratados com dignidade e onde não lhes falta nada. Em vez de se promover o esforço individual e ajudar pessoas com mérito, deita-se o trabalho de tantos anos por terra.
E as condições dos canis municipais? Já alguém se lembrou disso? A maior parte dos canis municipais do nosso país, alguns deles de cidades representativas e "desenvolvidas", são péssimos, vergonhosos e não estão dentro das regras impostas por lei pela comunidade europeia, nem respeitam a Declaração Universal do Direitos do Animal, tanto ao nível do seu funcionamento, como de estrutura- funcionam, sim, como autênticos matadouros onde funcionários e veterinários actuam e compactuam fora de qualquer limite legal ou ético. E a estes? Quem os fiscaliza?
Espero que as pessoas de valor e informadas deste país se envolvam nesta situação ajudando no que puderem - com donativos, adopções, protestos, etc.
Apelo aos empresários do nosso país para que comecem a voltar os seus olhos para causas sociais relacionadas com animais. Os seus patrocínios são essenciais e bem vindos, podem salvar muitas vidas nas associações e particulares que se dedicam a esta causa e tornar o nosso país num exemplo de consciência cívica e desenvolvimento cultural e mental ao nível dos países desenvolvidos da Comunidade Europeia.
Muita da colaboração pode também passar pelas autarquias. Associações situadas por todo o país podiam e deveriam ser apoiadas pelas autarquias locais. É uma questão de inteligência e economia. As autarquias poderiam continuar a pagar aos seus funcionários para tratarem do canil e as associações tratariam das esterilizações e campanhas de adopção, bem como da angariação de fundos. Em vez de se gastar dinheiro em injecções letais e afins, poderia ser aplicado em certo número de esterilizações mensais de animais de rua. Um Bom Exemplo no nosso país? A Câmara Municipal de Castelo Branco que trabalha em parceria com a Associação local e outras câmaras que já aboliram o abate- muito, muito poucas.
E que tal também pensar nisto?

Obrigada"
Carla

..."Vamos protestar contra esta atitude da Câmara! Vamos fazer ver aos Sr.s do "fato e gravata" que os animais têm direito a ser felizes!
Dep. do ambiente e planeamento do território - daqv@cm-maia.pt
Geral - geral@cm-maia.pt"



Noticia do JN em 10/05/2008

"Rosalina Santos não esconde o desgosto os cães de que trata há anos,resgatados ao abandono das ruas, podem ter os dias contados. O canil improvisado há cerca de dois anos, num terreno do Monte Penedo, em Milheirós, abrigo de 20 animais, tem ordem de encerramento, até ao final do mês.

"É um pseudocanil ilegal, sem quaisquer condições. Não tem água nem esgotos. Os animais não podem estar naquelas condições", sustentou Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia, contactado pelo JN. O autarca sublinhou, ainda, que os moradores do bairro situado perto do canil se queixam do barulho causado pelos animais.

"Incomodam mais os que andam na rua, ao abandono", contrapõe David Ribeiro, também morador nas imediações do Monte Penedo. "Não estão a incomodar ninguém", concordou Emília Gonçalves. Triste com a decisão da Câmara, já decidiu que vai levar para casa um dos cães.

"Mais uma vida que se salva", desabafa Rosalina Santos. É ela e a filha quem trata de 20 cães há mais de dois anos. Instalaram o canil improvisado num terreno privado, com autorização do proprietário. Carla, a filha, teve de arranjar um segundo emprego para ajudar nas despesas que os cães acarretam. "Trabalho 15 horas por dia", contabiliza. Mais contas só em alimentação, mãe e filha gastam mensalmente cerca de 200 euros. "São 140 quilos de ração por mês", diz Rosalina Santos. "Não temos férias e,no Verão, se vejo um incêndio para estes lados, venho logo a correr", acrescenta, assegurando que a actual situação lhe tem afectado a saúde. "Se me tiram os meus cães...", desabafa. "Até chegam ao ponto de dizer que temos lucro com isto", acrescenta, indignada.

Carla Santos recorda a decisão da Câmara se até ao dia 31 deste mês, o canil não sair dali, no primeiro dia de Junho a Autarquia procederá à demolição da estrutura. O destino dos cães será o canil municipal. E, provavelmente, a morte, temem Rosalina Santos, Carla e algumas pessoas que ainda vão tentando ajudar.

Jorge Sousa, namorado de Carla, auxilia nas limpezas do canil e, sempre que pode, com algumas sacas de ração. Emília Gonçalves também procura contribuir com qualquer coisa para a alimentação dos animais.

Carla Santos insiste os cães que estão no canil não incomodam. Estão dentro das jaulas e mesmo quando são soltos para "passear" um bocado, ficam restringidos a um corredor dentro da estrutura improvisada. Além disso, são acompanhados por uma veterinária. Carla admite que os cães foram colocados no canil improvisado sem ter sido pedida licença camarária. Mais tarde, quando procuraram licenciar, os custos inviabilizaram as intenções: "de cinco a seis mil contos".

"Têm de pedir o licenciamento próprio. Os animais não podem estar sem condições", insistiu Bragança Fernandes, lembrando que os canis devem ser "devidamente localizados e legalizados"."

Animais em risco!...

"Animais com dias contados - AJUDA URGENTE - canil S.J.Madeira"

" Macho porte grande. Muito bonito e novinho. Pelo comprido preto e castanho de várias tonalidades. Necessita de carinho."

"Macho meio ano porte médio pequeno. Pelinho castanho claro ondulado. Muito carente. Adora miminhos".

CONTACTOS PARA ADOPÇÃO OU FAT: LIGAR PARA TERESA OLIVEIRA - 964135582/ 938959030 teresampoliveira@gmail.com

"Estes meninos estão no corredor da morte no canil da maia, serão de porte médio, são lindos de morrer e merecem uma vida melhor... Todos sabemos o destino dos que vão parar ao canil da maia, a morte, e como se não bastasse a tortura enquanto lá estão."
"A Maya é uma bebe com cerca de seis meses e que foi abandonada, é toda beije e vai ser de porte médio. É meiga e muito brincalhona. quem estiver interessado a dar uma oportunidade a esta menina!!!! ligue 916386464"


quinta-feira, 15 de maio de 2008

Saramago no cinema...

A Maior Flor do Mundo, única história infantil publicada por José Saramago, foi adaptada ao cinema...



"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

José Saramago

Entretanto por Cannes estreou "Ensaio sobre a cegueira" - "Blindness" de Fernando Meirelles, baseado no livro homónimo de Saramago.

As críticas são variadas, mas concordo com Saramago,quando este diz que:"o cinema destrói a imaginação", normalmente é o que acontece nas adaptações da maioria das obras literárias ao cinema...

(...)"Ensaio sobre a cegueira não vai obter fãs. Mas muitos admiradores entrincheirados”, afirma o crítico, para quem o filme deve agradar ao presidente do júri, Sean Penn, por que seria o tipo de filme "de apelo a um actor idealista".(...)

James Christopher, do jornal britânico The Times

(...)"Mas o jornal afirma que, apesar do profissionalismo e dos desafios assumidos por Meirelles, “o filme é bastante óbvio em sua apresentação de um universo sórdido e em sua denúncia da manipulação, da miséria e da precariedade da sociedade contemporânea. Além disso, não consegue transmitir os climas e a emoção que levaram o romance original publicado em 1995 pelo ganhador do Prémio Nobel à consideração mundial".(...)

O jornal argentino La Nación

(...)"Já o crítico do jornal britânico The Guardian deu ao filme quatro estrelas, descrevendo Ensaio sobre a cegueira como “um pesadelo apocalíptico adaptado de um romance de 1995 do vencedor do Nobel José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles, que nele encontrou a exposição brutal da lei da selva das favelas que vimos em seu filme de 2002, Cidade de Deus”.

"Ensaio sobre a cegueira é um drama com imagens soberbas e alucinatórias de colapso urbano. Tem uma linha de horror em seu centro, mas se torna mais leve pelo humor e gentileza"(...)Peter Bradshaw.

In BBC Brasil

"Speed Racer"

...Façam o favor de ter a dignidade de boicotar este filme...

"Recebi notícias que relatam o abuso violento e desnecessário de chimpanzés durante a rodagem deste filme. Sendo o Movie Pit um blog com consciência, fica desde já aqui o nosso voto oficial para que boicotem o filme!"...

In Movie Pit

Ver mais em:
http://getactive.peta.org/campaign/speed_racer_chimpanze

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Irene Sendler

Morreu ontem Irene Sendler (1910-2008), a polaca que arriscou a vida em Varsóvia aquando da II Grande Guerra, para salvar da morte 2.500 crianças judias.


"In those times there was darkness everywhere. In heaven and on earth, all the gates of compassion seemed to have been closed. The killer killed and the Jews died and the outside world adopted an attitude either of complicity or of indifference. Only a few had the courage to care ..."

Louis Bülow

Um dia num mundo pouco livre...

"Não sou jornalista. Acrescento sempre palavras ao que vejo. E guardo outras, num recanto do meu egoísmo. Não acreditem no que escrevo, pensem apenas. Porque pode ser verdade.

Quem é que nunca sentiu a surpresa de uma notícia? Ou o susto de uma bomba de Carnaval? Ou encontrou um conhecido num lugar improvável? Ou se queimou, se arrependeu, pisou um buraco? Momentos… momentos… momentos… em que não temos tempo para controlar a parte de dentro do corpo. Era dia 10 de Março. E o maior desses momentos aconteceu. Descíamos a rua do Mosteiro de Drepung, com dezenas de monges, em debates e amizades criadas pelo puro acaso durante todo esse dia. Um falava sobre a importância da data, outro de liberdade, da vida, de estarem a um passo de ter voz. Apenas voz. Nem cabíamos dentro da pele. Os únicos diferentes do meio, mas no meio. Entre sorrisos vermelhos e vestidos de confiança, faláv… Sinto um braço a puxar-me, a rua bloqueada, e tanta gente. Polícias de choque, militares, camiões, um barulho confuso a impedir o caminho para Lassa. E um braço. A insistir, a puxar-me. Num segundo levou-nos para o outro lado da rua. Vi que era um polícia. Não podem estar aqui. Continuem a andar. Do outro lado os monges, num silêncio cada vez mais afastado. Mais carros, e homens, e carros, e homens. Sem farda. Fecharam as lojas, fecharam as casas. Voltaram. Tiraram as pessoas das casas. Continuem a andar. Ninguém olhava para trás. O medo envolvia os corpos. O que se passa? Responderam-nos: um fogo; exercícios… duas vozes fardadas. Queríamos voltar para trás. Já não conseguíamos ver as caras, apenas roupas vermelhas abafadas por uma força violenta. Armada.

Foi o início. Sabemos que muitos desses monges morreram no final desse dia.
Após quilómetros a andar por estradas de terra não batida, a tentar inventar ruelas que nos levassem a testemunhar a prepotência militar e policial sobre pessoas desarmadas, descobrimos o pior. A nossa impotência. O bloqueio estendia-se ao inimaginável, até nenhum som vindo do Mosteiro se conseguir ouvir. Máquinas fotográficas inspeccionadas ao milímetro, questionados ao milímetro, desde esse instante, controlados ao milímetro. Telefones, internet, conversas, gestos e decisões. Tínhamos sido as únicas testemunhas do início, da violência utilizada sem justificações de defesa, da experiência que demonstraram, da rapidez com que limparam o local de olhos e provas, da postura silenciosa daqueles monges. Os sete dias até à chegada ao Nepal, por terra, a dormir em pequenas aldeias no meio dos Himalaias, ficaram marcados pela tentativa de criar medo. Presos nos quartos, revistados, identificação constantemente exigida na estrada e após a única consulta do e-mail, as horas que passámos na fronteira… Mas não foi o que mais me assustou. Foi a certeza do que vi: o controlo do povo chinês e tibetano levado ao extremo por violência e impunidade; a quantidade sem fim de agentes à paisana ou pessoas que a troco de uns sapatos novos falam do que se passa na casa ao lado; o medo; a propaganda; a confissão assustada de que a falta de direitos humanos ultrapassa o não ter pão. Aqui morre-se por ter opinião.

Tudo o resto que vivi no Tibete ultrapassa um texto legível… por enquanto. Mas tenho voz. E não me esqueço.

Texto: Clara Faria Piçarra
Fotografia (tirada instantes antes): Miguel Sacramento"

terça-feira, 13 de maio de 2008

Quando a vida do ser humano vale tão pouco...

(c) Nuno Lobito "Paquistão"

"Birmânia: Dois carregamentos de ajuda confiscados

A Junta Militar da Birmânia confiscou hoje mais dois carregamentos das Nações Unidas que chegaram por avião e se destinavam às vítimas do ciclone Nargis, informou o Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU.

O PAM já tinha tido dois carregamentos apreendidos na sexta-feira à chegada a Rangum. «A situação (destas chegadas) é semelhante à das outras duas», informou um porta-voz do PAM, Marcus Prior.

Uma semana depois da passagem do ciclone, a ajuda de emergência continua a chegar, mas a conta-gotas, dadas as restrições impostas pela Junta Militar, como a exigência de que seja o exército - e não os funcionários estrangeiros das organizações - a distribuir a ajuda.Segundo o porta-voz da ONU em Banguecoque, Richard Horsey, um milhão de pessoas afectadas pela passagem do ciclone Nargis, mais de metade do total, ainda não recebeu qualquer ajuda humanitária.

As agências da ONU «só puderam chegar a cerca de 500.000 pessoas, num universo total de milhão e meio a dois milhões que foram gravemente afectadas, segundo as nossas estimativas», informou um porta-voz."

In Diário Digital

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Futilidade da vaidade

Metamorfose de Narciso - Salvador Dali

"A Metamorfose de Narciso, uma obra em que o génio nos remete para a mitologia grega, nomeadamente Narciso! Segundo uma das versões da lenda o jovem Narciso ao contemplar a sua imagem reflectida num espelho de água, apaixona-se pela sua própria beleza, perdendo-se numa contemplação suicida, que o leva a morrer afogado no lago, quando definha na água.

Na versão de Dali Narciso não parece encantar-se com a sua beleza; de nos determos na personagem, concluímos que o mesmo não parece contemplar a sua estética, mas parece maravilhar-se com os seus pensamentos, um narcisismo de cariz psicológico, embevecido com as suas ideias, numa postura de arrogância intelectual, autismo face à diversidade de pensamento...

Apesar da atitude de Narciso nunca ser positiva para a humanidade, quer seja vaidade psicológica ou física, acho que prefiro a psicológica...

Talvez fosse bom que a Humanidade tivesse vaidade psicológica e optasse, em vez de cultivar o aspecto, cultivar o interior e ter vaidade de um único feito: ser um ser humano melhor a cada dia que passa..."

Belly Button

Não o diria de melhor forma...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Sinceridade "irrita" muita gente!

"Angola é gerida por criminosos"
Bob Geldof, conferência em Lisboa.


(C) Alfredo Leite

"O Banco Espírito Santo (BES), um dos dois patrocinadores da conferência sobre desenvolvimento sustentável realizada ontem em Lisboa (...) decidiu emitir um comunicado oficial onde condena as palavras do músico e activista.
Na declaração enviada à comunicação social, o banco diz ser, de forma inequívoca, "totalmente alheio" às declarações. Da mesma forma, afirma que não se identifica "com as afirmações injuriosas que Bob Geldof proferiu" na manhã de ontem, num evento organizado pelo Expresso."

Extraído de Publico

Romeu e Julieta


"O Romeu e Julieta são 2 cães (cão e cadela) a quem eu dou comida.
O Romeu é um cavalheiro que está sempre pronto para proteger a sua Julieta. Eles estão num descampado e lá ficam deitados quer faça chuva quer faça sol.



Já os vi lá deitados quando estava a chover torrencialmente e até me doeu o coração. Um dos problemas é que da ultima vez que lhes deitei comida um homem começou a gritar comigo que eles não saiam dali porque eu lhes deitava comida e que ia apontar a matricula do meu carro para me responsabilizar se os cães fizessem alguma coisa de mal.

Eu mandei-o dar uma volta e disse para apontar a matricula à vontade.
Mas na realidade fiquei com um bocado de medo porque sempre que vou lá levo o meu filho de 3 anos e o homem pode se tornar violento e também acho que ele vai fazer mal aos cães, porque ele andava com um pau. Isto tudo para vos dizer que estou um bocado aflita porque já não sei o que fazer. Será que vocês podem divulgar e tentar que alguém os adopte?

Eles vão ser esterilizados. Não precisam de ser adoptados juntos."

Contacto: Elsa -
966052157
elsagomespaiva@hotmail.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Lobita

"A Lobita foi encontrada a 08.02.08, encostada ao portão de alguém com coração, que não ignorou um animal num estado lastimoso, um amontoado de ossos, onde a pouca carne existente estava coberta de crostas e feridas. Dei-lhe imediatamente água e comida, que ela comeu sofregamente. Não sei há quanto tempo não comeria coitadinha . Tentou ganir mas não lhe saiu um unico som. Com a Lobita no carro, contactou a Pravi e em conjunto estão a tentar ajudar a pobrezinha.

A menina encontra-se internada no veterinário, a soro e a fazer uma série de exames. Suspeita-se que tenha leismaniose, mas só as análises poderão dar certezas. Tem anemia e o sistema imunitário encontra-se completamente desgastado. Mas os valores renais encontram-se normais, o que já é um bom sinal. No dia seguinte já comeu bem ração e bebeu muita água (está extremamente desidratada). As fezes e a urina estão normais.

É muito obediente, e nesta altura só quer estar enroscadinha a dormir. Não ladrou uma única vez, ainda não lhe ouvi um único som. No entanto tem um olhar que me faz cortar o coração. Um olhar vazio, como se já se tivesse resignado ao sofrimento. É um horror o sofrimento a que submetem estes seres. Cada vez acredito menos no ser humano.
Mas a LOBITA (nome que lhe dei) já demonstra grande inteligência. Já sabe que a trela indica que vai à rua, e mal faz o seu xixizinho dirige-se á porta da clínica para se dirigir á sua caminha.

Para melhor ajudarmos a LOBITA, a PRAVI precisa de madrinhas, tanto para o alojamento como para as despesas veterinárias. Todas as contribuições são bem vindas e ajudam. Se fizer transferência ou depósito na conta da PRAVI, coloque o nome "LOBITA" para encaminharmos para as despesas desta menina.

Actualização: 2008.02.12Já há resultados da leishmaniose, infelizmente a Lobinha é positiva, mas a sua leish é mais cutânea, uma vez que internamente os seus valores são perfeitamente normais (fígado e rins). Nesta altura está a fazer :

-Gentocil Colirio para a infecção nos olhos.
- Antibiótico Cipofloxacima 250, para prevenir infecções por causa das feridas que ela tem no corpo.
- Betadine e Cicatrin Pó, para tratamento das feridas do corpo.
- Alopurinol 300, 2 comprimidos diários até ao fim da vida por causa da leishmaniose.
Vai ter que usar sempre uma coleira excalibor, par protecção da picada do mosquito.

AJUDEM-NOS A AJUDAR A LOBITA!!"

Contactos:
Mena - 966 508 774
Teresa Malheiro - 918 484 361

Associação PRAVI

...Em busca de um lar...

"Ele foi atropelado dia 3 de Abril por um senhor que fugiu. Ficou com a patinha da frente partida em vários pontos e a de trás magoada. Chamou se a policia que chamou o canil.

Eu fiquei ao lado dele duas horas, à beira da estrada, á espera dos senhores do canil, que nunca apareceram, até me fartar de ver o bicho a sofrer.

Fui então com ele ao canil municipal da Póvoa de Sta Iria onde me disseram expressamente que se eu entregasse o cão ele seria imediatamente abatido. Como é óbvio, não permiti que isso acontecesse.
Fui c ele ao veterinário onde lhe meteram uma tala na pata, me deram uns comprimidos para lhe dar para as dores e antibiótico.

Esse dia foi uma luta quase em vão para lhe tentar arranjar um lar. Telefonei a meio mundo, incluindo instituições de animais, e o único sitio em que o consegui meter foi através de um mega favor especial da amiga de uma amiga (que eu não conheço, mas ainda bem que existem pessoas assim), num canil/hotel em Tercena.

Agradeci por ser ai porque ao menos tem um veterinário que trata dele.
Ele está numa jaula de metro e meio e todas as semanas lá vou levar comida. O veterinário diz que ele é um amor mas que é muito improvável que alguém o queira adoptar porque ele já não é cachorro, apesar de ainda não ter feito 1 ano.

A patinha dele está a ser tratada e em menos de 1 mês ficará boa.
Embora esteja a pagar para ele lá estar, a minha única preocupação é arranjar-lhe um lar. Acho que ele, como qualquer cão merece. Se me poder ajudar agradeço do fundo do coração. Obrigado."

Diana Sousa.
919675160

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pensamentos soltos

..."Não podes ir para onde já estás. Para o fazeres, terias de sair de onde estás e isso goraria todo o propósito da viagem.
O engraçado é que a maioria das pessoas julga que têm de sair de onde estão para irem para onde querem estar. E por isso deixam o Céu para irem para o Céu - e passam pelo Inferno.


(c) Paulo Medeiros

A Iluminação é saber que não há nenhum lugar para onde ir, nada para fazer e ninguém que tenhas de ser excepto exactamente quem estás a ser neste momento.
Diriges-te para sítio nenhum.
O Céu - como tu lhe chamas - não é um sítio no futuro.
É, muito simplesmente, agora... aqui."...

Extraído de "Conversas com Deus" - Neale Donald Walsch

"Across The Universe"

Filme editado já em DVD, para quem se entusiasma com criatividade, música, emoção, Beatles e sim claro, também Bono dos U2...

"All We need is LOVE!"