terça-feira, 4 de janeiro de 2011

" Procriação nos canis/gatis municipais/CRO"

"Exma Senhora Directora Geral da DGV , Drª Susana Guedes Pombo

Trazemos ao conhecimento de V. Exª, com um pedido de esclarecimento e intervenção urgentes, a seguinte situação;
Tendo chegado ao conhecimento desta Campanha de Esterilização de Animais Abandonados a existência de uma cadela prenhe nas instalações do canil de Vila Nova de Gaia foi estabelecido, hoje, dia 3 de Janeiro, contacto telefónico com o veterinário daquela unidade, Sr. Dr. Peres, a fim de retirar a cadela do canil para ser esterilizada e encaminhada para adopção.
O Dr. Peres afirmou que “se recusa a dar cadelas para provocar abortos”, “dado ser contra a sua consciência matar cachorros”, e que “as cadelas vão parir aqui, vão criar os filhos aqui e depois é que estão em condições de sair”.
Pelo que se deduz das afirmações daquele médico veterinário, trata-se de uma prática corrente naquele canil onde, no entanto, foram abatidos, entre 2002 e 2006, uma média anual de 580 animais. (http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/

DetalhePerguntaRequerimento.aspx?ID=38626)
Na reunião realizada na Secretaria de Estado das Florestas, em 31 de Agosto de 2010, com a presença da Srª Drª Albertina de Vasconcelos, pedimos esclarecimentos sobre os nascimentos de animais em canis municipais, tendo-nos sido dito que as indicações da DGV são de que tal não deve acontecer.
Assim sendo, vimos solicitar a intervenção urgente de V. Exª, a fim de que se possa proceder à esterilização das fêmeas prenhes que se encontram no canil de Gaia e seja posto fim a esta prática de nascimentos, neste como, eventualmente, noutros canis do país.
De facto, quando a sociedade civil se mobiliza (vide o recente abaixo-assinado, de mais de 200 figuras públicas, solicitando ao Sr. Ministro da Agricultura uma Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos) para promover a esterilização, único método capaz de estancar a sobrepopulação de cães e gatos e o crescimento do abandono e dos abates nos canis (estimados em mais de 100 000/ ano em todo o país), não é aceitável que num canil municipal se deixem nascer animais cujo destino, altamente provável, é o abate.
Aguardando uma resposta de V. Exª, apresentamos os melhores cumprimentos."

Fonte: http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Sem comentários: