quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vou lá fora só fumar um cigarro..

"Gosto de fumar um cigarro quando me apetece. Não sou fumadora assídua, nem posso ser chamada de fumadora porque não o sou. No entanto gosto de poder sair de algum sítio para isso mesmo: fumar um cigarro. É uma desculpa para me isolar, apesar de não conseguir explicar isso como deve ser para que alguém o perceba. Gosto de sair de um jantar, de um restaurante, de uma festa, de um bar, de um grupo de pessoas e de ver outras coisas. Gosto de me sentar no chão, acender um cigarro e observar o mundo. Ver as gotas da chuva caírem no chão, o cigarro a arder, as formigas seguirem o seu caminho no carreiro que lhes é familiar ou observar as pessoas que passam nos seus carros e imaginar em que irão elas a pensar: no que irão fazer para o jantar, como vão pagar a prestação da casa este mês ou no filho da puta do patrão que os obrigou a ficar até tão tarde no trabalho que tanto detestam. Gosto de sair do meio de música, barulho, vozes e gargalhadas para ouvir o mundo seguir o seu ritmo natural, voltando depois para o ambiente onde me encontrava. E, se eu me levantasse de uma mesa argumentando 'vou só lá fora ver as formigas e os carros a passar', era certo e sabido que iria ver todos os ocupantes olhar para mim com cara de quem não percebeu se eu estava a gozar ou se batia mesmo mal da cabeça. É estúpido que a sociedade aceite mais naturalmente alguém que se ausenta para ir fumar do que alguém que sai para ir ver o mundo. Mas é assim. Portanto saio, sento-me onde der e observo o que puder. E quando dou conta já ouvi e vi mais do que fumei. E o cigarro já acabou. E eu tenho de voltar para o outro mundo onde toda a gente faz barulho mas não vê nem ouve o que interessa."

Por "June"

Sem comentários: